Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

É um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). 

O (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que busca estimular e orientar os envolvidos na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O conjunto de ações funciona nos territórios de abrangência dos CRAS, Parque do Bom Menino e Unimar.

Objetivos:

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

Atividades desenvolvidas:

Atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, pedagógicas, de formação social, entre outras, através de oficinas, palestras, dinâmicas, jogos coletivos, confraternizações eventuais, passeios e equipamentos de cultura e lazer.

Como acessar:

Os Serviços são oferecidos no Parque do Bom Menino, Unimar, e nos 20 CRAS por meio de execução direta e indireta com organizações sociais parceiras.

Público-alvo:

Os usuários do SCFV são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais:

• Crianças até 6 anos;
• Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;
• Adolescentes de 15 a 17 anos;
• Jovens de 18 a 29 anos;
• Adultos de 30 a 59 anos;
• Pessoas Idosas.

Como se inscrever?

Para participar das atividades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos basta dirigir-se ao CRAS mais próximo da sua casa.

Os Serviços funcionam de segunda a sexta-feira em horário alternado ao da escola, das 8h00 às 11h00 ou das 14h00 às 17h00.