Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Acolhimento Familiar e Institucional

O Serviço de Acolhimento atende pessoas com vínculos familiares rompidos ou que precisam ser afastadas temporariamente de suas famílias.

Objetivo:

Proporcionar proteção social através do acolhimento temporário, garantindo cuidados, alimentação, vestuário e acompanhamento psicossocial até que seja possível localizar a família, restabelecer os vínculos familiares ou até quando estiverem asseguradas a autonomia e a proteção.

Serviços:

-Recebe crianças e adolescentes por demanda espontânea ou encaminhadas pelos Conselhos Tutelares e outros órgãos e entidades.
-Realiza acompanhamento social, psicológico e pedagógico às pessoas abrigadas.
-Realiza o recâmbio de pessoas abrigadas.
-Desenvolve programas e projetos focados em ações de restabelecimento do vínculo familiar de origem ou estabelecimento de vínculos em família substituta.

Família Acolhedora

Incentiva famílias a abrigar, voluntária e temporariamente, crianças e adolescentes em situação de risco, até que a criança possa voltar para sua família de origem. A família solidaria passa por capacitação e recebe apoio integral da SEMCAS, através de uma equipe de psicólogos, assistentes sociais e conselheiros tutelares.

Abrigos

A SEMCAS mantém os abrigos:

Abrigo para população adulta de rua (homens);

Abrigo de Longa Permanência para Pessoa Idosa (homens e mulheres) - ILPI

Abrigo para Mulheres adultas em Situação de Rua - "Elisângela Cardoso"

Casa de Acolhida Temporária (Famílias e Adultos);

Residência Inclusiva (pessoa adulta com deficiência);

Abrigo Luz e Vida (adolescentes);

Acolher e Amar (crianças).

República para jovens (18 a 21 anos)

A Semcas possui convênio com duas instituições para acolhimento de atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, são elas: Pobres Servos da Divina Providência\Lar Calábria (que executa o Acolhimento em seis Casas Lares e a  ILPI) e o Instituto de Solidariedade e Inclusão Social (Solis), com execução  das unidades de Acolhimento para mulheres em situação de rua) e República para jovens.

No total são 14 unidades de acolhimento institucional, sendo uma temporária (conforme acima). Entre acolhimento Institucional e Familiar estão disponibilizadas 380 vagas.

Central de Acolhimento: 9 9156-1184