Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeitura realiza este mês segunda edição do Festival da Farinha de São Luís

16/08/2023 18h29 - Atualizada em 21/08/2023 17h02

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) realiza, de 18 a 27 deste mês, a segunda edição do Festival da Farinha. O evento, que acontece nos mercados municipais, Feirinha São Luís e Zona Rural da cidade, traz na programação exposição e comercialização de produtos da mandiocultura, concursos da Melhor Farinha de São Luís e apresentações culturais.

"A segunda edição do festival tem como objetivo fortalecer o escoamento da farinha produzida na Zona Rural de São Luís, levando o comerciante de farinha dos mercados municipais a entrar em contato diretamente com os produtores", explica o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão.

Na sexta-feira (18) e no sábado (19), na comunidade Coquilho, na Praça Vitoria da Conquista, Zona Rural, haverá exposição dos produtos da mandiocultura e programação musical com banda Alta Tensão e Ruan Duanny e Banda.

Acontece ainda a realização de três concursos: da Melhor Farinha, da Melhor Farinha Gourmet e do melhor prato com ingrediente farinha, que será servido em cinco restaurantes de mercados municipais de São Luís (Tulhas, Bairro de Fátima, João Paulo, Cohab e Central).

A chef Dolores Manzarra está na consultoria gastronômica do festival, assim como na primeira edição. Este ano, o chef Oscar Neto julgará o melhor prato.

No concurso da Melhor Farinha de São Luís, o produto a ser trabalhado pelos concorrentes é a farinha d’água natural (farinha de mandioca) e o produtor deve observar as boas práticas de fabricação. No julgamento da farinha, os critérios observados serão: acondicionamento, granulometria, coloração (não deve usar corantes), ponto de torragem e a avaliação visual quanto a presença de impurezas.

Nesta edição, participam as comunidades de Arraial, Assentamento Conceição, Cinturão Verde, Caracoeira, Cajupary, Coquilho, Iagaraú, Maracanã, Mato Grosso, São Bruno, São Joaquim, Tajipuru, Laranjeira, Cabral Miranda, Tinaí.

Prévia

A Semapa realizou, em parceria com a Embrapa Cocais, o curso de Melhoramento de Farinha para qualificar os agricultores que vão participar da segunda edição do Festival da Farinha de São Luís.

"O curso, que envolve todas as comunidades participantes, é o pré-evento da segunda edição do Festival da Farinha e tem a intenção de qualificar a produção e manejo dos produtos da mandiocultura e tornar a farinha de São Luís competitiva no mercado", explicou o secretário Liviomar Macatrão.

Para o técnico da Embrapa, José de Ribamar Veloso, o curso melhora o processo de produção da farinha.

"Ao longo do curso passamos algumas técnicas para implementar a produção da farinha. Boas práticas de higiene na manipulação do alimento e manuseio da massa são os pontos focais. Não estamos aqui para ensinar ninguém, mas para melhorar a qualidade da farinha e assim agregar valor ao produto final", disse.

Ao todo, o evento envolve cerca de 68 mandiocultores e produtores de farinha. Para o produtor José Ribamar Rodrigues, que participa pela primeira vez do Festival, o evento representa a oportunidade de reconhecimento.

"Ter uma marca 'Farinha São Luís' me animou muito porque, com certeza, quando formos comercializar lá fora, a marca vai na frente e é o reconhecimento que nós temos", pontuou.

A agricultora Sonia Lira pontua que o festival é um grande incentivador. "O Festival da Farinha é importante para fortalecer a agricultura e incentivar os produtores na produção da mandioca. Com a marca Farinha São Luís nós vamos muito longe, incentivados pela Semapa, valorizando nossa cultura, que é a mandioca", disse.

Festival

Com a intenção de manter a tradição, estimular a produção e valorizar as atividades agrícolas das famílias da Zona Rural de São Luís, com foco na mandiocultura, em 2022 foi realizado o primeiro Festival da Farinha de São Luís, quando foi escolhida a melhor farinha da cidade e lançada a marca Farinha São Luís.

Naquela ocasião, a equipe da Semapa fez um levantamento de todas as casas de produção de farinha da Zona Rural de São Luís, identificando grande potencial de produção. A ação consistiu em dar suporte a esses produtores com cursos de qualificação com orientação para a produção, manejo e comercialização do produto.

O primeiro Festival da Farinha de São Luís contou com a participação de 14 comunidades e deu visibilidade à farinha produzida em São Luís. Uma tonelada de farinha e seus derivados foram comercializados durante o evento.

A produção de mandiocultura teve outro ganho importante na época: a reforma da Agroindústria de Farinha do Assentamento Conceição, que atende 10 comunidades e mais de 150 produtores de mandioca.