Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeitura potencializa produção de mandioca na Zona Rural de São Luís com entrega de insumos para agricultores familiares

04/08/2023 18h29 - Atualizada em 16/08/2023 18h38

O prefeito Eduardo Braide segue incentivando a produção agrícola na Zona Rural de São Luís. Na última quinta-feira (3), o gestor entregou insumos para produtores rurais das comunidades que compõem o Corredor de Produção da Mandiocultura, uma iniciativa integrante do Programa de Aceleração da Produção Agroecológica em São Luís.

A ação beneficiará agricultores de mandioca e macaxeira das localidades Assentamento Conceição, onde ocorreu a entrega, e ainda Cajupary, Caracueira, Coquilho, Mato Grosso, Nova Vida/Andiroba, São Raimundo Motor, Tajipuru e Tajaçoaba.

Além dos insumos recebidos, os agricultores também receberão um pacote de incentivos com o objetivo de acelerar, aumentar e melhorar a produção. Para isto, técnicos farão o acompanhamento destes agricultores desde o preparo do solo, plantio, colheita e comercialização. Os produtores também serão qualificados por meio dos programas Qualifica Produtor, da Prefeitura de São Luís e Negócio Certo Rural, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Cada produtor vai receber assistência técnica e insumos, além de contar com investimentos e prioridade nas ações e programas implementados pela Prefeitura voltados para a produção agrícola. Sabemos que a produção é importante, mas também é essencial ter um escoamento adequado. Por isso, tenho grande preocupação com as estradas rurais. Já realizamos melhorias em várias estradas de diversas comunidades na Zona Rural e estamos empenhados em expandir ainda mais, alcançando outros locais e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de toda a nossa Zona Rural”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Com o projeto, a meta é dobrar a produção de mandioca e macaxeira, que, atualmente, tem média de oito toneladas por hectare.

“Na gestão de 2021 para 2022, já houve um aumento significativo na produção, e agora, com a assistência técnica ofertada pela gestão do prefeito Eduardo Braide, o objetivo é ampliar ainda mais esse crescimento. A expectativa é alcançar uma produção de 20 toneladas por hectare, representando um aumento de 100% na produção de 2023 para 2024”, declarou o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão.

Produtores

Nesta primeira entrega foram atendidos 40 produtores rurais, entre eles Raimundo Nonato, que já produz no Cajupari há seis anos.

“Há seis anos venho trabalhando na minha plantação e, agora, com a entrega desses insumos, sinto que vamos melhorar muito. Quero ver nossa produção crescer ainda mais”, disse.

Alice Pires é produtora rural do Tajipuru, e também expressou sua gratidão à iniciativa da gestão municipal. "Eu já produzo no Tajipuru desde 2005 e esse evento é uma ocasião muito importante para todos os produtores. Esse apoio que o prefeito está nos proporcionando é muito valioso. Agradeço ao prefeito pela oportunidade. Não só o Tajipuru, mas todas as outras comunidades também estão agradecidas”, enfatizou dona Alice.

Também estavam presentes na solenidade de entrega dos insumos a secretária da Semsa, Nirvana Anchieta; o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Conceição, Washington dos Anjos; o coordenador da Zona Rural, Irmão Dijé; entre outras lideranças locais e comunidades da Zona Rural.