Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeito Eduardo Braide entrega Novo Mercado Municipal do São Cristóvão

25/11/2022 23h28 - Atualizada em 03/12/2022 12h13

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta sexta-feira (25), o novo Mercado Municipal do São Cristóvão, na Rua Flávio Bezerra - cruzamento com a Avenida Santos Dumont - no bairro Tirirical. A obra foi coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) com recursos da Prefeitura de São Luís e emendas parlamentares do deputado federal Josivaldo JP (PSD) e do vereador Octávio Soeiro (Podemos).

“Estamos entregando um novo mercado, um mercado que tem 60 anos e que é fruto de um trabalho em equipe. A Prefeitura entrou com recursos e executou a obra, mas é importante lembrar que sem os recursos destinados pelo deputado federal Josivaldo JP e indicação do vereador Octávio Soeiro, nós não estaríamos entregando este mercado hoje. Então, isso demonstra a importância de estarmos juntos pela cidade de São Luís. Quando a gente soma forças, quem ganha é a cidade e a população”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A solenidade de entrega contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda, secretários, parlamentares, feirantes, população e foi animada pela banda de forró Suvaco de Cobra.

Com 34 feirantes, a nova estrutura conta com 12 bancas, na parte lateral externa e 22 boxes. Foi feita uma nova cobertura com exaustores e ventiladores, individualização da rede elétrica e correção da rede de esgoto.

Além disso, o mercado dispõe de um novo sistema de bomba automatizado, acessibilidade, sinalização por segmento e foram colocados toldos, para evitar que o sol e chuva atrapalhem os comerciantes.

“O Mercado Municipal do São Cristóvão foi totalmente reconstruído pela gestão do prefeito Eduardo Braide. Começamos do zero, com projeto, obras, qualificação e treinamento dos feirantes. Agora, com o novo mercado, feirantes qualificados e padronizados, a demanda vai aumentar”, garantiu o titular da Semapa, Liviomar Macatrão.

A obra do Novo Mercado do São Cristóvão contou com emenda do deputado federal Josivaldo JP (R$ 1 milhão), com indicação do vereador Octávio Soeiro, além de R$ 200 mil de contrapartida da Prefeitura de São Luís. Os parlamentares falaram da importância do trabalho em parceria com a gestão municipal para que sonhos como este se tornem realidade.

“Esta obra representa a nossa luta na busca por recursos que melhoram a vida das pessoas, e esta entrega do Mercado do São Cristóvão mostra isso, e eu cumprimento o prefeito Eduardo Braide pela parceria e pela forma que está transformando a vida do povo de São Luís. Garanto que durante esses próximos quatro anos de mandato, juntos, faremos muito mais”, disse o deputado federal Josivaldo JP.

“Em nome do meu avô Sebastião que foi um dos fundadores deste mercado e do meu pai, que se tivesse com mais saúde estaria aqui hoje, eu agradeço a Deus pela oportunidade de, no meu primeiro ano de mandato, encontrar parceiros como o prefeito Eduardo Braide, que fez com que esse sonho se tornasse realidade. Hoje é dia de comemorar a concretização desse sonho não só para o São Cristóvão, mas para toda a região. O bairro do meu coração está em festa e hoje é dia de colher os frutos desse trabalho”, enfatizou, emocionado, o vereador Octávio Soeiro.

O Mercado do São Cristóvão também conta com novo paisagismo e todas as intervenções realizadas foram feitas segundo os padrões da Vigilância Sanitária. Atualmente, a Prefeitura de São Luís, por meio da Semapa, administra 10 Feirinhas, sendo nove feirinhas do bairro e a Feirinha São Luís, no Centro Histórico, e 30 mercados. São aproximadamente seis mil feirantes que fazem parte dessa rede de mercados e feiras da capital.

Atendimento

Quem está feliz com a infraestrutura do novo Mercado do São Cristóvão é o açougueiro, Eduardo Sampaio, de 36 anos, que herdou a banca do pai. “Meu pai trabalhou aqui 35 anos e hoje eu sustento minhas duas filhas trabalhando aqui. Estou feliz com esse benefício que a Prefeitura fez com esse espaço que está novo e melhorou muito a qualidade do nosso trabalho”, falou.

Dona Regina Maria, de 55 anos, vende frutas e verduras e aprovou o novo espaço. “Já sou feirante há mais de 30 anos e já tenho 12 anos aqui no Mercado do São Cristóvão. Com essa reforma, agora temos um espaço mais organizado, bonito e zeloso para vender nossas coisas”, informou dona Regina.

A solenidade de entrega também contou com a presença dos secretários David Col Debella (Semosp); Diego Rodrigues (Semad); do subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; dos coordenadores comunitários da Zona Rural, Flávio Foguinho e Irmão Dijé; do vereador Manoel Filho (Avante) e de líderes comunitários.

A requalificação da estrutura física dos mercados merece destaque, visto que proporciona qualidade no dia a dia de trabalho dos feirantes e também do atendimento aos clientes.

Entre os mercados já requalificados pela Prefeitura, estão os do Monte Castelo, Vila Bacanga, São Francisco, Cohab, Santo Antônio e Bom Jesus. Ainda está em obras o mercado do João Paulo.