Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeitura de São Luís faz balanço positivo do projeto Feirinha Solidária

23/11/2022 18h11 - Atualizada em 01/12/2022 03h43

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) reuniu, nesta quarta-feira (23), as 22 entidades que fazem parte do projeto Feirinha Solidária. O objetivo foi apresentar um balanço das atividades realizadas durante este ano, quando foram arrecadados e doados em torno de 16 mil quilos de alimentos perecíveis.

O projeto Feirinha Solidária tem a intenção de estimular os feirantes a doarem alimentos que seriam desperdiçados para entidades beneficentes e projetos sociais. O projeto é um dos eixos do programa Qualifica Feiras e Mercados, que é primeiro plano de formação continuada, idealizado pela Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Eduardo Braide, destinado aos feirantes.

“A Feirinha Solidária nasceu para sistematizar o que já ocorria naturalmente nas feiras e mercados de São Luís e, também, estimular ainda mais os feirantes a praticarem a doação. Um ano do projeto, estamos reunidos para avaliarmos o trabalho até aqui e ouvir as instituições para melhorarmos nossas ações. Temos 30 mercados na cidade, podemos envolver mais feirantes, doar mais”, disse o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão.

A coleta dos alimentos acontece nas feiras do Cohatrac, Vinhais, Praia Grande, João de Deus, Madre Deus e nos mercados Ipem São Cristóvão, Coroadinho, João Paulo, Vila Embratel, Cohab e Anil. O secretário afirmou que o projeto deve continuar no ano que vem.