Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeito Eduardo Braide abre a programação do “Festival da Farinha de São Luís” que vai escolher a melhor farinha da ilha

20/08/2022 19h35 - Atualizada em 31/08/2022 18h30

Com o slogan “Maranhense raiz não recusa farinha”, começou nesta sexta-feira (19) e vai até domingo (21), na Praça Vitória da Conquista, comunidade Coquilho 1, Zona Rural, o primeiro Festival de Farinha de São Luís. O prefeito Eduardo Braide fez a abertura oficial do evento, e destacou os incentivos à produção na sua gestão, tais como o fornecimento de kits de produção, as obras de drenagem, asfalto, entre outras ações.

"Já fizemos muito para incentivar o aumento da nossa produção, e tem muito mais a ser feito. Eu quero dizer da felicidade de ser um prefeito que trabalha na Zona Rural desde o primeiro dia do nosso mandato, e assim vamos fazer, sem parar. Entregamos kits de irrigação e tratores. Já fizemos obra de drenagem e nova iluminação em toda extensão das comunidades do Santa Bárbara e São Jerônimo. Estamos com equipes no Andiroba e vamos levar asfalto para o porto Cajupari e Nova Vida. E quero dizer que, com os esforços que temos feito, a nossa farinha será levada para o mundo inteiro e que o Festival da Farinha, no ano que vem, vai ser muito maior”, assegurou o prefeito, anunciando a reforma do posto de Saúde do Coquilho 1 e entrega das três mil moradias do Residencial Mato Grosso.

O Festival é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e nesses três dias de evento está programada a exposição, degustação e venda de farinha, além de atividades esportivas como Festival de Futsal, travinha, basquete, voleibol em parceria com a Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), e ainda o Carro Biblioteca com as contadoras de história da Semed, encerrando a sempre com uma atração musical.

O Festival da Farinha de São Luís é um importante instrumento para promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas, oportunizando também a venda dos produtos fabricados pelas comunidades.

Em São Luís, 10 casas de farinha foram mapeadas pela Semapa. Essas casas produzem cinco toneladas de farinha, mas com capacidade para produzir o dobro. Durante todo final de semana, no Coquilho 1, 16 comunidades vão expor as farinhas d'água e seca e derivados da mandiocultura e na ocasião acontecerá o Concurso da Melhor Farinha Natural de São Luís, que vai conhecer o vencedor no domingo (21).

“O concurso pretende dar notoriedade à farinha produzida na comunidade. Embora o concurso seja para escolher a melhor farinha natural, os produtores estão expondo todos os tipos de farinhas nestes três dias. O objetivo principal é levar quem vende farinha para a zona produtiva de São Luís, para mostrar a todos que São Luís tem farinha e farinha de qualidade”, disse o secretário Municipal de Agricultura, Liviomar Macatrão, destacando o empenho da equipe da Semapa e das comunidades que abraçaram a ideia do Festival.

A abertura do Festival da Farinha contou, ainda, com a participação da vice-prefeita Esmênia Miranda; dos secretários municipais Diego Rodrigues (Administração), Ricardo Diniz (Desportos e Lazer) e sua adjunta Débora Pinheiro; Marco Duailibe (Cultura) e seu adjunto Henrique Almeida; do subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo.

Aulas show

Até o final de agosto, o Festival também vai ocupar os mercados municipais de São Luís com aulas show realizadas pelos chefs de cozinha Rafael Bruno, Dolores Manzarra e Thanara Leão. Eles vão apresentar novas possibilidades de receitas feitas com a farinha e derivados da mandiocultura, sempre às 10h.

Para quem quiser acompanhar de perto, a programação e as receitas são as seguintes: No Mercado Central (20/08) vai ter “Bobó De Frango com Mandioca”; Mercado das Tulhas (21/08), “Pudim de Mandioca”; no Mercado Bairro de Fátima (26/08), “Caldo de Sururu com Mandioca”; no Mercado da Cohab (27/08), “Bolinho de Peixe Seco com Farinha D’água” e no Mercado do João Paulo (31/08), “Caldo de Mandioca Com Milho”.

Na Feirinha São Luís

Para quem quer conhecer a farinha produzida na ilha, neste domingo (21), na Feirinha São Luís, na praça Benedito Leite, de 9h às 15h, vai ter um stand com exposição das farinhas da Zona Rural e comercialização deles. O stand vai ficar em frente à Associação Comercial do Maranhão (ACM).