Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeito Eduardo Braide entrega Mercado Municipal do Bom Jesus totalmente requalificado

28/05/2022 18h26 - Atualizada em 02/06/2022 19h24

O prefeito de São Luis, Eduardo Braide, entregou, neste sábado (28), o Mercado Municipal do Bom Jesus, na região do Bom Jesus/Coroadinho, totalmente requalificado. O mercado é o sexto a ser entregue pela gestão Eduardo Braide, e, a partir de agora, contará com 46 bancas e 63 boxes, beneficiando mais de 80 feirantes.

"Quero falar da minha felicidade em entregar mais um mercado completamente requalificado. Com o apoio dos vereadores Osmar Filho, Nato Júnior e Daniel Oliveira, nós conseguimos atender a esta antiga demanda dos moradores do Bom Jesus e dos feirantes que aqui trabalham, que agora contam com um mercado novo e com uma estrutura adequada. Os consumidores terão a certeza de estarem levando pra casa alimentos bem acondicionados", afirmou o prefeito Eduardo Braide.

Acompanharam o prefeito durante a entrega do novo Mercado do Bom Jesus, os secretários municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão e seu adjunto, Ashbel Muniz; Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Luís, Osmar Filho (PDT) e os vereadores Nato Júnior (PDT) e Daniel Oliveira (PL).

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho, parabenizou o prefeito Eduardo Braide pela política de revitalização dos mercados e feiras em São Luís.

“O prefeito Eduardo Braide tem dado prioridade à reforma e modernização das feiras em nossa capital. Esse conjunto de ações tem ajudado a economia local, potencializando o negócio dos feirantes e gerado renda e emprego para São Luís”, destacou Osmar Filho, lembrando, ainda, o programa de qualificação dos feirantes realizado pela Prefeitura.

Melhorias e serviços no mercado

Entre as principais intervenções realizadas no local, estão as adequações nos boxes e bancas e a construção de novos espaços para comportar todos os feirantes. A cobertura do mercado foi aumentada, além de reparo geral na calha com colocação de manta.

Foram feitas, também, intervenções nas redes de esgoto e elétrica, com instalação de um poço para abastecer a caixa d'água, abrigo de resíduos e pintura, reforma dos banheiros, colocação de portas nas bancas, adequações na administração e execução de uma nova lixeira, seguindo os padrões da Vigilância Sanitária.

De acordo com o titular da Semapa, Liviomar Macatrão, o novo Mercado do Bom Jesus vai servir a população com muito mais qualidade.

“Por determinação do prefeito Eduardo Braide, o espaço foi requalificado para entregar a estrutura necessária para feirantes e consumidores realizarem suas atividades e, com o apoio Semosp, resolvemos a questão do esgoto no local, que era um problema antigo, mas agora os moradores do Bom Jesus e consumidores em geral contam com um mercado com condições dignas, graças a esse novo olhar que da gestão para os mercados e feiras da nossa capital", completou.

Desde o início da gestão, o prefeito Eduardo Braide vem realizando uma série de ações de requalificação e reforma geral nestes espaços, por entender que os mercados garantem emprego e renda para os pequenos comerciantes, com a conveniência da proximidade da casa dos clientes, que também é outro benefício.

Pelo programa, já foram requalificados os mercados do Monte Castelo, Vila Bacanga, São Francisco, Cohab, Santo Antonio e Bom Jesus. Além destes, estão em obras os mercados do Tirirical, São Cristóvão e João Paulo.

Com a requalificação, os mercados ganham nova organização com áreas específicas para a exposição e a venda de produtos de origem vegetal (hortifruti) e de origem animal (carnes e ovos), facilitando a higienização, organização e compra pelos consumidores.

A requalificação do Mercado do Bom Jesus foi aprovada pelo representante dos feirantes. "O que o prefeito fez por nós, feirantes, foi uma ajuda muito grande, pois a estrutura está muito boa para a gente trabalhar e agora vamos vender mais e com qualidade", comemorou Luiz Carlos Soares.

Trabalhando no local há 15 anos, dona Joana Evangelista também foi só elogios para o novo espaço.  "Melhorou 100%. Agora tá muito bom", garantiu a feirante.

Quem também foi conferir como ficou o novo Mercado foi a dona de casa Leilde Brandão. "Eu gostei demais, pois ficou mais organizado e limpinho", concluiu a consumidora que é moradora do bairro.