Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeito Eduardo Braide entrega kits de irrigação e retoma compras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a produtores rurais de São Luís

24/01/2022 13h25 - Atualizada em 25/02/2022 10h31
Secom

O prefeito Eduardo Braide fez a entrega, na manhã desta segunda-feira (24), de 37 kits de irrigação a pequenos produtores rurais da capital, contemplando 20 comunidades da Zona Rural de São Luís. Com a entrega dos kits, a Prefeitura vai ampliar a quantidade de produtos fornecidos pelos agricultores familiares locais cadastrados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), gerando mais renda para estes trabalhadores. Durante a solenidade, também, foi anunciada a reabertura das compras do PAA na capital maranhense.

“Nós sabemos que durante o período de estiagem a produção rural é prejudicada pela falta de chuvas. Por isso, quando ainda era deputado federal, destinei emenda para a compra de kits de irrigação para ajudar a nossa Zona Rural. E são estes kits que estamos entregando hoje. Com isso, vamos ampliar a quantidade de alimentos que adquirimos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos e do Programa Nacional de Alimentação Escolar, levando para a mesa da população e para o refeitório das nossas escolas, o alimento produzido aqui na Zona Rural de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado do vereador Marlon Botão (PSB).

Antes da entrega dos kits, o prefeito Eduardo Braide participou do plantio de sementes de milho e feijão na Horta Pedagógica Missionária Luíza Maria de Macedo, localizada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), onde aconteceu a solenidade. 

Durante o evento, o prefeito Eduardo Braide também anunciou a reabertura das compras do PAA em 2022. 

“Nos últimos três meses de 2021 investimos R$ 1,3 milhão em compras pelo PAA. A partir de amanhã vamos iniciar as novas compras, investindo mais de R$ 1,3 milhão até abril deste ano, ampliando de 400 para mil o número de produtores contemplados pelo novo programa de aquisição de Alimentos, o Alimenta Brasil”, informou.

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, afirmou que a entrega dos kits vai garantir o aumento da produção e o desenvolvimento da Zona Rural.

“A gestão Eduardo Braide está dando condições para que a nossa Zona Rural possa produzir. Nós garantimos o desenvolvimento desta região, pois geramos emprego e renda, fortalecendo a economia nas comunidades”, disse.

Kits de irrigação

Ao todo, foram entregues 37 kits de irrigação aos produtores. Os kits são formados por uma caixa d’água de 500 litros, uma mangueira de 70 metros e microaspersores. Os produtores que não têm veículos para transportar seu kit receberão apoio da Semapa.

A presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Cabral Miranda, Leandra Leal, recebeu simbolicamente o kit, representando todos os produtores beneficiados.

“Com certeza esses kits vão fazer bastante diferença para a nossa produção, pois a maioria dos produtores depende das chuvas por falta de sistema de irrigação próprio”, comemorou.

O secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão, informou que a entrega dos kits representa o atendimento a uma demanda antiga dos pequenos produtores.

“Passamos 2021 inteiro ouvindo dos pequenos produtores que há anos eles esperam a entrega de kits de irrigação para melhorar a sua produção. Estamos muito felizes de, já no início de 2022, podermos cumprir esta demanda. Estabelecemos como meta para este ano levar a todos os nossos 29 mercados e feiras municipais, hortaliças produzidas na nossa cidade para venda, gerando renda para os produtores e produtos com mais qualidade e preços competitivos aos consumidores”, afirmou.

Maior qualidade na produção

A entrega representa um incremento à qualidade dos produtos fornecidos pelos agricultores familiares cadastrados no PNAE e no PAA, executado pela Prefeitura na capital, com o objetivo de proporcionar acesso ao alimento às famílias em vulnerabilidade social. Além disso, acrescentará mais rendimentos ao setor da agricultura, pois agora os agricultores poderão plantar o ano todo, tendo em vista que existem áreas onde a falta de irrigação só permitia o plantio no período chuvoso.

Simplício Américo, representante dos produtores rurais da comunidade Matinha de Maracanã, agradeceu à atenção que a Zona Rural está recebendo da gestão do prefeito Eduardo Braide.

“Esta gestão tem sido presente, conversando com os produtores e atendendo às necessidades específicas de cada comunidade. Graças a isso, tem sido possível melhorar a qualidade da nossa produção. Em nome de todos os produtores eu quero agradecer ao prefeito Eduardo Braide”, disse. 

Parceria com a Codevasf

Os kits entregues hoje foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em dezembro de 2021 e foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do prefeito Eduardo Braide quando era deputado federal.

Também foram doados 4 tratores agrícolas, 4 grades aradoras, 10 freezers horizontais, 01 máquina de gelo, melhorando a assistência técnica prestada pela Semapa aos pequenos produtores rurais de São Luís.

Por meio da parceria com a Codevasf, na gestão do prefeito Eduardo Braide, a Prefeitura de São Luís já recebeu um caminhão pipa e uma máquina fabricadora de gelo para a Semapa, que estão sendo utilizados na higienização das feiras e mercados da capital e no incentivo à atividade pesqueira, respectivamente; e uma escavadeira hidráulica que está sendo utilizada nos serviços de drenagem que são executados na cidade pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Também participaram da entrega, os secretários municipais de Segurança Alimentar, Junior Vieira; de Educação, Caroline Marques Salgado; o secretário adjunto de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Asbhel Muniz, e o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo.