Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeito Eduardo Braide acompanha entrega de 28 toneladas de mandioca de pequenos produtores de São Luís para a Ambev  

02/09/2021 14h06 - Atualizada em 06/09/2021 15h20
Secom

O prefeito Eduardo Braide tem implantado políticas para fortalecer a cadeia produtiva de São Luís e nesta quinta-feira (02) participou da entrega de 28 toneladas de mandioca de pequenos produtores rurais para a cervejaria Ambev, que a partir de agora passará a comprar também a produção ludovicense. A Prefeitura está prestando assistência técnica para reorganizar a economia rural, gerar emprego, renda e fortalecer a agricultura familiar. A entrega ocorreu na comunidade Tinaír, na Zona Rural. 

“A Zona Rural de São Luís precisa ser vista como uma área de oportunidades, de geração de emprego e renda para a nossa população. E é isso que está acontecendo hoje com a entrega deste primeiro carregamento de mandioca para a Ambev e que será usado na produção da cerveja Magnífica. Para que pudéssemos chegar a este momento foi necessário vencer as dificuldades e garantir que todos os pequenos produtores rurais envolvidos tivessem condições de plantio e colheita. Desde o início da nossa gestão temos prestado toda a assistência técnica necessária, fazendo o levantamento das outras necessidades do setor para que a produção ocorra continuamente”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

O carregamento de mandioca entregue é oriundo de seis unidades produtivas da zona rural de São Luís: Tinair, Mato Grosso, Laranjeira, São Bruno e os assentamentos Conceição e Laranjeira.

A carga foi entregue in natura e será usada na fabricação da cerveja Magnífica, produto 100% maranhense fabricado pela cervejaria Ambev. Somente neste primeiro carregamento, os produtores estão recebendo cerca de R$ 25 mil reais, que vai integralmente e direto para os agricultores rurais responsáveis pela produção do insumo. 

O gerente de Relações Institucionais da Ambev, Lucas Baggi, destacou que a empresa está no Maranhão há 30 anos, gerando emprego e renda para São Luís, e agora passa também a comprar a produção de mandioca.

“A Ambev lançou a cerveja Magnífica em 2018 com dois objetivos: fornecer um produto regional de qualidade e acessível aos maranhenses e fomentar a agricultura familiar. Desde o início do projeto já realizamos a compra da produção de 63 cidades do interior do estado e agora os pequenos produtores de São Luís também passam a ser fornecedores da Ambev. Este é mais um passo da Ambev para contribuir com o desenvolvimento da cidade que conta com uma das fábricas mais modernas da empresa”, informou. 

A produção e entrega da mandioca integra o Plano de Desenvolvimento da Cadeia da Mandiocultura, implantado na capital pela gestão do prefeito Eduardo Braide, segundo o secretário Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão.

“Este trabalho envolve diversas ações como a atualização cadastral dos mandiocultores, inclusive, ampliado o número de produtores na nossa cidade. Também damos suporte contínuo e assistência técnica, temos três tratores arando a terra para o plantio e também passamos a fornecer adubo produzido a partir do resíduo das podas realizadas pela Prefeitura e agora daremos suporte com caminhões para o escoamento da produção. Desta forma, fortalecemos os agricultores familiares e desenvolvemos a zona rural”, afirmou. 

Durante a entrega das 28 toneladas, o prefeito Eduardo Braide anunciou que São Luís receberá mais dois tratores, que reforçarão o trabalho de apoio à produção rural da cidade. Os equipamentos são oriundos de emendas parlamentares destinadas à capital durante o seu mandato de deputado federal.

Emprego e renda

No Maranhão, a Ambev gera 22 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Ela atua com centros de distribuição em São Luís, Imperatriz e Bacabal. Ano passado, a Ambev efetuou a compra de mais de 5,6 mil toneladas de mandioca. As tratativas para aproximação dos agricultores familiares com a empresa para venda da mandioca estão sendo feitas pela Semapa, responsável pelo mapeamento dos agricultores. 

Também participaram da entrega, os vereadores Ribeiro Neto (PMN) e Marlon Botão (PSB), além do Gerente Fabril da Ambev, Adriano Pereira; da Gerente Agrônoma da Ambev, Lanessa Vieira; e do Gerente de Tributos e Financeiro da Ambev, Tiago Pereira.