Secretaria Municipal de Assuntos Políticos

Prefeito Eduardo Braide vistoria novo Mercado do Monte Castelo

20/03/2021 15h04 - Atualizada em 25/03/2021 12h36

O prefeito Eduardo Braide vistoriou, neste sábado (20), o novo Mercado do Monte Castelo, que passou por serviços de readequação em sua estrutura para o correto funcionamento do local. O espaço foi requalificado pela Prefeitura de São Luís para garantir mais dignidade aos feirantes do bairro, além de um ambiente seguro e higienizado para que os consumidores possam comprar alimentos com mais segurança. A unidade é a primeira de São Luís a funcionar no modelo segmentado com áreas específicas para carnes e hortifruti.

O Mercado do Monte Castelo, localizado na Rua Raimundo Correia, existe há pelo menos 30 anos. No entanto, devido ao comprometimento de sua estrutura, o espaço ficou completamente abandonado, transformando-se em ruínas. Esta situação perdurou por muitos anos e os feirantes ficaram sem local para trabalhar.

A Prefeitura de São Luís construiu um novo mercado no mesmo local do anterior e, neste início de 2021, fez novas intervenções para acabar com problemas que dificultavam o uso de bancas, além de corrigir a rede de esgotamento sanitário, que vazava em dias de chuvas mais intensas.

Agora os comerciantes que trabalham no local e os consumidores contam com um espaço seguro e com toda a estrutura necessária. “Corrigimos os problemas estruturais que o mercado apresentava para dar mais segurança aos feirantes que trabalham no local e garantir que este mercado funcione sem prejuízos aos consumidores. Com isso, toda a população sai ganhando, já que este é mais um espaço bem estruturado para a compra de alimentos a preços mais acessíveis e próximo de casa”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que esteve acompanhado do vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Dr. Gutemberg (PSC) e da vereadora Concita Pinto (PCdoB).

Nova organização

O novo Mercado do Monte Castelo também é o primeiro de São Luís a contar com áreas específicas para a exposição e a venda de produtos de origem vegetal (hortifruti) e de origem animal (carnes e ovos), facilitando a higienização, organização e compra pelos consumidores.

Além destas melhorias, o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Liviomar Macatrão, informou que o local recebe um serviço rigoroso de sanitização. “Fizemos na sexta-feira (19) o trabalho de desratização e higienização de todo o mercado. Este trabalho integra o Plano Municipal de Higienização das Feiras e Mercados de São Luís e é realizado de forma contínua, seguindo um rigoroso cronograma, para garantir que nossos 29 mercados estejam sempre limpos”, disse.

Aprovação

Quem trabalha no local aprova a reestruturação do mercado. É caso de Lívia da Conceição, que tem um box para a venda de hortifruti. “Eu sou feirante há muitos anos e finalmente temos um espaço ótimo para trabalhar. Estamos todos bem acomodados e em um ambiente seguro, organizado e limpo”, comentou.

O novo Mercado do Monte Castelo conta com 40 boxes e mais 10 bancas, ou seja, 50 pontos comerciais que vão gerar mais emprego e renda na cidade. O mercado segue todas as normas de acessibilidade, além de ser um equipamento confortável e espaçoso com área administrativa e banheiros.

E a comunidade do entorno, que antes se deslocava para bairros vizinhos como Liberdade e João Paulo para fazer suas compras, agora pode adquirir seus alimentos perto de casa, economizando tempo de deslocamento e gasto com transporte.