Secretaria Municipal de Articulação Institucional

Prefeito Eduardo Braide é homenageado pelo TRE-MA com a Medalha do Mérito Eleitoral

11/02/2023 11h41 - Atualizada em 18/02/2023 14h33

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, foi uma das personalidades agraciadas com a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares Moreira, a mais alta comenda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).

A entrega, que reuniu membros dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e sociedade civil, ocorreu em cerimônia realizada sexta-feira (10), na sede daquele órgão e conduzida pela presidente da Casa, desembargadora Ângela Salazar.

Durante a solenidade, o chefe do Executivo Municipal destacou a harmonia entre os poderes e exaltou a importância do tribunal para a manutenção e fortalecimento da democracia brasileira.

“Temos de parabenizar toda a Corte Eleitoral, juízes e servidores, pelo grandioso trabalho desempenhado nas últimas eleições gerais, fortalecendo a democracia no nosso país. O Maranhão foi um exemplo para o Brasil, com eleições tranquilas, apuração rápida e este é o trabalho que a Justiça Eleitoral faz, não só no período das eleições, mas durante o ano inteiro. Poder ser homenageado como prefeito de São Luís, dando a nossa contribuição no que está ao alcance da Prefeitura, em parceria e em harmonia com esta corte, é motivo de muita felicidade”, destacou Eduardo Braide.

Recebida pelo prefeito e demais autoridades, a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares Moreira destina-se a homenagear pessoas físicas e entidades, nacionais e internacionais, nas classes de juristas, servidores da Justiça Eleitoral e colaboradores que mereçam especial distinção por seus méritos e relevantes serviços prestados. Ela foi instituída pelo TRE-MA em 12 de agosto de 2003 e recebeu esse nome em memória ao primeiro maranhense a tomar assento na Corte do Tribunal Superior Eleitoral.

A presidente do TRE-MA, desembargadora Ângela Salazar, destacou o simbolismo da Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares Moreira.

"Esta medalha foi instituída para homenagear personalidades que prestaram relevantes serviços ou contribuições à Justiça Eleitoral maranhense, como também no sentido de fortalecer a democracia brasileira. Indiquei o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, por entender que eles exerceram um importante papel no pleito de 2022, atendendo, assim, as demandas da Justiça Eleitoral, quando provocadas", destacou a desembargadora Ângela Salazar.

Homenageados

Além do prefeito Eduardo Braide, foram agraciados com a Medalha do Mérito Eleitoral: o governador Carlos Brandão; procurador Hilton Araújo de Melo (procurador regional eleitoral do Maranhão); procurador Eduardo Jorge Hiluy Nicolau (procurador-geral de Justiça do MA); juíza Joseane de Jesus Corrêa Bezerra (substituta da Corte do TRE-MA); juíza Rosângela Santos Prazeres Macieira (auxiliar da presidência do TRE-MA); juiz Marco Adriano Ramos Fonseca (coordenador do Comitê de Diversidade do TJMA); tenente-coronel Sergio Henrique Lopes Rendeiro (Exército); tenente-coronel Claridelma Barros Brasil Mesquita (Gabinete de Segurança do TJMA); servidora Maria do Rosário Costa (TRE-MA); o juiz Holídice Cantanhede Barros (presidente AMMA); coronel Alexandre Magno de Souza Nunes (diretor de Segurança Institucional do TJMA); juíza Mônica Elias de Lucca (TJSC); Rafael Campos Soares da Fonseca (assessor do STF); Raul Sabóia (advogado); Fábio Henrique Carneiro Silva (servidor TRE-MA); Amanda Almeida Waquim (advogada); Amanda Glauca Chaves Mesquita (advogada); Andreia da Silva Furtado (advogada); Liliane Saraiva Furtado (advogada).

Também foram homenageados o ministro Benedito Gonçalves (corregedor do TSE); ministra Maria Isabel Galloti (substituta do TSE); Kaio Vyctor Saraiva Cruz (advogado, presidente da OAB-MA); desembargadora Daniele Maranhão Costa; Fabiana Cristina Ortega Severo da Silva (advogada); Luis Gustavo Motta Severo da Silva (advogado); ministro Jorge Antônio de Oliveira Francisco (TCU); ministro Kassio Nunes Marques (STF); e coronel Emerson Bezerra (comandante PMMA).