Secretaria Municipal de Cultura

Arraial da Cidade leva milhares de fãs em shows de Alcione e Evoney Fernandes, na Praça Maria Aragão

24/06/2024 15h44 - Atualizada em 27/06/2024 15h19

A programação do fim de semana no Arraial da Cidade, organizado pela Prefeitura de São Luís, foi finalizada com chave de ouro na noite de domingo (23).

• Clique e se inscreva no Canal da Prefeitura de São Luís no WhatsApp

O palco da Praça Maria Aragão (Beira-Mar) recebeu Alcione, que é uma das maiores estrelas da música brasileira e um patrimônio cultural do Maranhão que ecoa nos quatro cantos do Brasil, além do cantor Evoney Fernandes. A noite contou com a presença do prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda, e do secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary.

A programação de shows nacionais segue na próxima quinta-feira (27), com o esperado show do cantor Geraldo Azevedo. Na sexta-feira (28) tem Falamansa e Zé Felipe. No sábado (29), será a vez de Fagner e Forrozão Tropikália.3

Já no domingo (30), encerrando o Arraial da Cidade, o público vai aplaudir a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano e o cantor Felipão. A programação pode ser acompanhada, ao vivo, pelo YouTube da Prefeitura.

“Foi mais um final de semana de sucesso na programação do nosso Arraial da Cidade, recebendo uma conterrânea que todos nós amamos. Foi lindo o show de Alcione para uma praça lotada de gente, entre maranhenses e turistas, que saíram de suas casas para aproveitar essa linda festa que preparamos com muito carinho para que o nosso São João continue sendo um dos melhores do Brasil. Ou, talvez, o melhor, como repetiu aqui, em alto e bom som, a própria Alcione”, disse o prefeito Eduardo Braide.

A noite foi marcada por muita emoção. A “Marrom” iniciou o show com a música ‘Pedra de Responsa’, do também maranhense Zeca Baleiro. Logo no início da apresentação, ela externou sua satisfação em poder cantar para seus conterrâneos, elogiando a festa organizada pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

“Muito feliz de poder cantar na minha terra mais uma vez. Eu queria dizer que não tem São João igual ao nosso e nem melhor. Eles tentam, mas não conseguem. Não há São João com essa diversidade do nosso em nenhum lugar do Brasil”, contou Alcione, ovacionada pela multidão que se dirigiu à Maria Aragão para aplaudir a conterrânea ilustre.

Repertório

Acompanhada por sua banda oficial, a artista apresentou repertório com as pérolas de seu portfólio musical e algumas canções de seu estado natal, a exemplo da toada “Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão”. No palco, usando um chapéu de boiadeiro com a bandeira do Maranhão, conversou com a plateia, descontraiu recebendo personagens da peça ‘Pão com Ovo’ e ainda cantou uma música que revelou ter sido um pedido do prefeito Eduardo Braide.

A plateia, formada principalmente por famílias e aficionados pelo trabalho da maranhense, entrou no clima do início ao fim. O show foi finalizado com uma homenagem à escola de samba Estação Primeira de Mangueira, uma paixão da 'Marrom', e a emblemática canção “Não deixe o samba morrer”, um hino que não pode faltar em seus shows.

“Ela é maravilhosa e fez um show descontraído, conversando com o público e nos aproximando bastante dela. Que coisa linda essa apresentação da Marrom. Até parece que ela nunca saiu daqui de São Luís. É a mesma pessoa”, elogiou a empresária Évila Pinheiro, que ainda conseguiu fotografar ao lado de Alcione no camarim.

Manifestações culturais

O show aconteceu na arena principal, no palco dedicado aos artistas maranhenses que estão abrilhantando as noites juninas no Arraial da Cidade. No mesmo espaço se apresentaram os grupos Cacuriá Mirim Rabo de Saia, Boi Pérola dos Lençóis, Boi Pirilampo, Boi de Ribamar e Boi de Pindaré. No Barracão do Forró, teve grupo Cabozé e, no Espaço Reggae, quem mandou ver foi a cantora Núbia. Na Tenda Hot Space, se revezaram os DJs Aquiles e Claudinho Polary.

O público que lotou o arraial aproveitou também a descontração das barracas, onde a estrela maior é a comida típica maranhense. Arroz de cuxá, torta de camarão, vatapá e outras delícias disputam a preferência do público com os grupos folclóricos. Amanda Serra acompanhou a evolução das manifestações e o show de Alcione de uma das mesas.

"Daqui eu vejo tudo, mas não deixo de comer o meu prato típico, que adoro. Daqui a pouco, vou levar a minha tia para aquela área que fica reservada para os idosos, bem em frente ao tablado, pois ela adora essa movimentação", destacou Amanda Serra, que estava com a tia de 73 anos.

Seresta no Palco Cidade

A noite também contou com a presença do cantor tocantinense Evoney Fernandes, que encerrou a programação de domingo no Palco Cidade, montado em outra área da Praça Maria Aragão, embalando o público no ritmo da seresta. O artista, que se tornou conhecido como humorista no TikTok, já é bastante ouvido no Spotify e se apresentou pela primeira vez em São Luís.

A plateia que se formou em frente ao Palco Cidade era composta, principalmente, por jovens conectados ao mundo virtual.

“Eu o sigo e acho bem descolado. Depois que começou a cantar, ganhou asas e está rodando o Brasil. A gente fica curioso de ver de perto porque admira a história”, comentou o estudante universitário Dilermando Juliano Freiras, que estava com a namorada.

Dia de São João

A programação segue nesta segunda-feira (24), dia dedicado às celebrações em homenagem a São João, com várias apresentações, começando às 19h. Passarão pelo palco 360°, os bois de Rama Santa, Mocidade de Pinheiro, boi de Leonardo e de Maracanã. A noite será abrilhantada com o show da cantora maranhense Rosa Reis.