Secretaria Municipal de Cultura

Estiva, São Raimundo, Coroadinho e Residencial Amendoeiras recebem festa da Prefeitura nos 411 anos de São Luís

18/09/2023 17h29 - Atualizada em 26/09/2023 18h28

O primeiro fim de semana de programação do 'Aniversário no Bairro', realizado pela Prefeitura de São Luís em celebração aos 411 anos da cidade, foi um sucesso. A abertura foi na Estiva, na última quinta-feira (14). Na sexta-feira (15), os moradores do São Raimundo receberam a festa; no sábado (16), o público lotou o estádio Jairzão, no Coroadinho; já no domingo (17), o evento foi realizado no Residencial Amendoeiras.

“Levaremos essa programação especial em comemoração aos 411 anos da nossa cidade para 12 bairros de São Luís, proporcionando alegria às comunidades e suas famílias. O Aniversário no Bairro vai se estender durante todo o mês de setembro, assim como já fazemos em outras ocasiões como São João e Natal. É mais um presente para nossa cidade”, declarou o prefeito Eduardo Braide.

A programação, mais uma vez, foi aprovada pelos moradores das quatro localidades que receberam o 'Aniversário no Bairro' no fim de semana. Os eventos contaram com o espetáculo 'Choperia Pão Com Ovo’ e shows de Luan Costa e Elias Monkbel.

A técnica de enfermagem Ana Cláudia dos Santos, moradora do Coroadinho, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de São Luís.

"Eu acho muito importante essa iniciativa da Prefeitura de São Luís de trazer essa cultura para dentro do nosso bairro. Nem todo mundo que mora aqui consegue sair para ir ver essas atrações e hoje elas estão aqui com a gente. Nós nos sentimos privilegiados. Isso engrandece o Coroadinho e valoriza a nossa comunidade", disse a profissional de saúde.

A programação do fim de semana do 'Aniversário do Bairro' nas comunidades contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda, do secretário Marco Duailibe (Cultura), dos vereadores Daniel Oliveira (PL), líder do governo na Câmara Municipal de São Luís e Gutemberg Araújo (Republicanos), além do deputado estadual Fernando Braide (PSD).

Na programação no Coroadinho, o vereador Daniel Oliveira (PL) ressaltou a importância da iniciativa da Prefeitura de São Luís em atender comunidades que, por vezes, enfrentam dificuldades em acessar eventos culturais.

“Hoje é um dia de muita festa de muita alegria, repleto de crianças, famílias, pais, mães que estão acompanhando esse show e essa ação da Prefeitura tem tudo para dar certo, já está dando certo, e a comunidade tem só a agradecer”, expressou.

O secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, ressaltou a importância de tornar a cultura acessível a todas as pessoas, independentemente de onde elas moram e elogiou a iniciativa do prefeito Eduardo Braide por proporcionar às comunidades mais distantes da cidade a oportunidade de assistir a espetáculos gratuitamente, garantindo que a cultura seja uma parte inclusiva e acessível da vida de todos.

“Todas as comunidades onde estamos indo com a programação do Aniversário no Bairro têm nos abraçado muito bem e essa é uma preocupação do prefeito Eduardo Braide, em descentralizar a cultura aqui na nossa cidade. Este primeiro fim de semana foi um sucesso, o público realmente compareceu ao nosso chamado e veio aproveitar a noite”, afirmou o secretário.

No Residencial Amendoeiras, Zona Rural, o pedreiro Moizaniel Barbosa compartilhou seu entusiasmo em relação ao espetáculo do Pão Com Ovo, elogiando a produção e falando que muitos moradores da comunidade nunca haviam tido a oportunidade de ver o grupo teatral.

“Bom demais, eu gostei muito do Pão Com Ovo, nunca tinha assistido ao espetáculo deles. Ri muito hoje aqui. A Prefeitura de São Luís está de parabéns em trazer para nossa comunidade uma programação como essa”, declarou.

Segurança e conforto

Para garantir a segurança e a tranquilidade dos participantes, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e a Guarda Municipal de São Luís estiveram presentes, com equipes distribuídas em todo o evento e no entorno. Além disso, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) coordenaram o trânsito para garantir uma experiência segura para todos os presentes.

A Secult disponibilizou, também, seguranças privados e bombeiros civis. Também estiveram presentes equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana, limpeza e iluminação.

Aniversário no Bairro

O 'Aniversário no Bairro' é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, que busca aproximar a comemoração do aniversário da cidade de sua população de forma mais acessível e descentralizada. O evento continuará percorrendo outros bairros da capital nos próximos dias, num total de 12, levando cultura e entretenimento às comunidades.

Em todos os bairros, o público vai poder assistir ao espetáculo da Companhia Pão com Ovo, começando às 19h. A programação deste fim de semana está sendo divulgada nos canais de comunicação da Prefeitura de São Luís.