Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura encerra programação dos 411 anos com noite de celebração para a comunidade católica na Maria Aragão e anuncia mais festa nos bairros

11/09/2023 13h53 - Atualizada em 18/09/2023 17h41

Uma chuva de bênçãos e aplausos marcou o encerramento da programação festiva em homenagem ao aniversário de 411 anos de São Luís, na noite de domingo (10), na Praça Maria Aragão, com celebração religiosa e shows de Celina Borges, Padre Antônio Maria e Tony Alysson.

Foram nove dias de muita alegria com momentos emocionantes que ficarão na história da “Ilha do Amor”. Devido ao sucesso do evento, a festa terá continuidade nos bairros a partir desta semana, segundo o prefeito Eduardo Braide.

“Realizamos uma programação bastante diversificada aqui na Praça Maria Aragão e estamos concluindo sob as bênçãos da Igreja Católica. Agradeço e parabenizo a todos aqueles que colaboraram para o sucesso deste grande evento. Minha gratidão vai para todos, sem exceção, pois não se faz nada sozinho”, agradeceu Eduardo Braide.

O prefeito deu uma boa notícia durante o evento. Ele comunicou que a festa vai continuar nos bairros a partir desta semana.

“No total, serão 12 bairros de diversas regiões da cidade, onde faremos chegar essa mesma alegria da comemoração do aniversário da nossa querida ‘Ilha do Amor’, principalmente naquelas áreas mais distantes e, claro, mais uma vez, parabéns, São Luís”, disse Eduardo Braide.

Logo após a oração do ‘Terço pelos Filhos’, conduzida pelo ‘Movimento das Mães que Oram pelos Filhos’, da Arquidiocese de São Luís, com a participação da Pastoral Familiar Arquidiocesana, o padre Everaldo Araújo, da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, iniciou a celebração de abertura, pedindo proteção à cidade.

“Nós amamos esta cidade e dela devemos cuidar. O papa diz que quando nós amamos, vivemos a experiência de sermos abraçados por Deus. O Deus que nos toca e também nos ama”, ressaltou Padre Everaldo.

A primeira apresentação musical da noite católica foi a cantora Celina Borges, que tem uma carreira consolidada na música religiosa. A alegre e simpática artista é conhecida por suas canções de louvor e adoração e se apresentou ao lado de um potente coral de vozes.

“Já estive aqui outras vezes, mas é a primeira cantando no aniversário de São Luís, nesta festa maravilhosa. Trouxemos canções consagradas que fizeram com que Deus falasse no coração do povo dele. Amo essa terra e é uma honra estar aqui novamente. Muito obrigada à Prefeitura de São Luís e ao prefeito Eduardo Braide”, agradeceu Celina Borges.

O público aplaudiu com entusiasmo a apresentação de Celina Borges. “Ela tem um vozeirão e é muito animada. Foi um show como a gente esperava. Nós temos muitos bons cantores católicos no Brasil, sem dúvida”, disse Cleyton Cantanhede, morador do Centro.

Padre Antônio Maria

Em seguida, o público aplaudiu o padre Antônio Maria, que, entre outros, já se apresentou em duetos com Roberto Carlos, Agnaldo Rayol e Ângela Maria, bem como já cantou para o então papa João Paulo II. A apresentação foi marcada por músicas já conhecidas do público, em que o padre faz paródias com letras exaltando a palavra de Deus. Ele abriu o repertório com “Emoções”, de Roberto Carlos.

“Eu espero que eu seja um instrumento de Deus para fazer com que o povo possa agradecer mais a sua história e a renovar o desejo de fazer história, uma vez que nós somos agentes da história da nossa cidade. Que festa linda e estou muito feliz por estar aqui no Maranhão novamente”, disse o padre, antes de começar a apresentação.

Antônio Maria, que é um dos párocos mais populares do país e do exterior, era bastante aguardado na Maria Aragão.

“Eu adoro e acompanho a carreira dele desde sempre. É maravilhoso, divertido e conta muitas histórias interessantes, com mensagens positivas”, disse Catarina Mendes, frequentadora assídua de eventos religiosos.

Antes mesmo de se tornar sacerdote, Antônio Maria já alimentava o sonho de se tornar cantor. No entanto, aos 16, seguiu o chamado da fé e entrou para o seminário. Além de fazer sucesso à frente de programas como ‘Sábado com Maria’ e ‘Terço de Aparecida’ (TV Aparecida), ele fundou o Centro Educacional Catarina Kentenich, em Jaraguá, e a comunidade Filhas de Maria Servas dos Pequeninos, onde são feitos trabalhos sociais em prol de jovens e crianças carentes.

A última atração foi o cantor Tony Allysson, cujas músicas têm mais de 35 milhões de visualizações no YouTube. Alisson conquistou dois discos de ouro, um de platina e um de platina duplo.

“Depois de muitos anos, estou aqui de volta e muito feliz, pois é uma honra participar desta celebração em homenagem a São Luís e poder levar o povo a louvar a Deus”, disse Tony Allysson.

Devido ao sucesso da programação alusiva ao aniversário de São Luís na Praça Maria Aragão, o prefeito Eduardo Braide anunciou a continuidade da festa em diferentes bairros, dentro de um roteiro que terá início já a partir desta quinta-feira, dia 14 de setembro. Ele frisou que os nomes das localidades ainda serão anunciados.