Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís abre a temporada 2023 do ‘São João no Bairro’ com grande festa em Pedrinhas, na Zona Rural

22/05/2023 16h23 - Atualizada em 05/06/2023 18h18

A Prefeitura de São Luís deu o pontapé inicial para o São João no Bairro. A comunidade de Pedrinhas, na Zona Rural, foi palco da abertura da temporada junina 2023, no último fim de semana, com uma programação diversificada que reuniu moradores locais e visitantes, em uma noite de celebração da cultura ludovicense e nordestina em grande estilo.

Ao lado da primeira-dama Graziela Braide, o prefeito Eduardo Braide celebrou a festa e levou boas notícias para a comunidade. “Pedrinhas é o primeiro bairro que a gente está trazendo o São João e eu vim trazer boas notícias para vocês. Nós já estamos reformando a escola Amaral Raposo, assim como todas as escolas de São Luís, com ar-condicionado, e além de todas as obras que estamos realizando na Zona Rural, Pedrinhas também não vai ficar de fora. A próxima unidade de saúde que vamos reformar é aqui na comunidade, com ampliação dos serviços, e, além disso, vamos deixar Pedrinhas toda no led. Vamos trocar todas as luzes antigas e colocar novas”, anunciou o prefeito.

A programação do São João no Bairro contemplou uma variedade de atrações para todas as idades. O Cacuriá Assa Cana abriu a programação e encantou o público com suas coreografias e figurinos típicos. Os passos sincronizados e a animação dos dançarinos do Boi Pirilampo marcaram a segunda atração da noite e deram um toque especial à festa.

A programação seguiu com o Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro, o mais antigo da noite, nascido em 1965, em São José de Ribamar. A companhia possui sotaque da região do Munim, onde o Mestre Bilú, seu fundador, nasceu e viveu.

O arrasta-pé do Forró Pé de Serra foi contagiante e fechou a noite levando as pessoas a dançarem e se divertirem ao som das tradicionais canções juninas e do clássico forró nordestino.

"O São João no Bairro é uma iniciativa que valoriza as nossas raízes culturais e reforça o orgulho de ser maranhense. É um momento de confraternização, de celebrar a nossa história, nossas tradições e o talento dos nossos artistas. É um evento que une as pessoas, fortalece a economia local e nos enche de alegria", enfatizou o secretário de Cultura (Secult), Marco Duailibe.

O público lotou a praça e aplaudiu de pé a cada apresentação. A dona de casa Marileny Cabral, de 33 anos, aprovou a festa. “Nosso bairro nunca foi valorizado e receber essa festa tão linda traz uma satisfação e uma alegria muito grande. Está tudo lindo”, declarou.

Já Fátima Matias, aposentada de 69 anos, também prestigiou o arraial, bastante animada. “É a primeira vez que eu venho assistir um São João tão perto da minha casa. Parabéns ao prefeito que trouxe essa beleza para nosso bairro. O São João está aprovado, e que venha outros anos também”, disse a moradora.

Também prestigiaram a festa, o deputado estadual Fernando Braide (PSD), o vereador Marlon Botão (PSB), o secretário municipal de Esportes e Lazer, Romário Barros; o secretário adjunto de Cultura, Henrique Almeida; e o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo.

Comércio e economia

Além de levar as manifestações culturais às comunidades, o São João no Bairro também é uma oportunidade para garantir renda extra ao comércio informal. O evento contou com barracas para a venda de comidas típicas. Os vendedores da comunidade ofereceram delícias como mingau de milho, bolos de tapioca, bolos de milho, pipoca, entre outras variedades.

A abertura do São João no Bairro 2023 foi um verdadeiro sucesso. A festividade integra dois meses repletos de eventos juninos na capital, prometendo muita animação e celebração do melhor da cultura em diversos bairros e comunidades de São Luís. Os eventos contam com apoio de profissionais que garantem toda a organização e segurança da população.

Para o São João no Bairro, a Prefeitura de São Luís mantém equipes da Guarda Municipal, Bombeiros Civis, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Blitz Urbana, bem como de equipes do Consultório na Rua e agentes de limpeza.