Secretaria Municipal de Cultura

Terça-feira de Carnaval é marcada por encontro de blocos Afro e Tribos de Índio na Madre Deus

22/02/2023 16h30 - Atualizada em 02/03/2023 17h50

Depois de dias intensos de muita festa, começando pelo pré-carnaval no Circuito Madre Deus, passando pela beleza dos desfiles dos blocos tradicionais e das escolas de samba na Passarela do Samba Chico Coimbra, a Prefeitura de São Luís realizou nesta terça-feira (21) o encerramento do Carnaval 2023 - “Tem Folia Na Ilha”, com o encontro ao som de tambores, cabaças e agogôs dos blocos Afro no bairro Madre Deus. A programação do Cortejo Carnavalesco pelas ruas do bairro teve mais de 20 atrações.

O prefeito Eduardo Braide, ao lado da vice-prefeita Esmenia Miranda, falou da alegria de promover o Carnaval em São Luís, e prometeu que, em 2024, a festa será ainda maior.

“Estou aqui com nossa vice-prefeita encerrando o nosso Carnaval raiz de São Luís, com cortejos dos blocos afros, tribos de índio, no berço da nossa cultura, aqui na Madre Deus, onde nós abrimos nosso circuito carnavalesco. Garanto que ano que vem ele será maior e muito melhor. Viva o Carnaval de São Luís”, destacou Eduardo Braide.

O cortejo teve início na Vila Gracinha/Casa das Minas, às 18h, ao Som do Tambor de Crioula Turma dos Crioulos.

Em seguida, também na Vila Gracinha/Goiabal, as Tribos de Índios Sioux, Tapiaca Uhu, Upaon Açú, Carajás, Curumim, Guarani, Itapoan, Kaiopó, Kamayurá, Tupinambás e Tupiniquins deram prosseguimento à festa.

De volta à Casa das Minas, na Vila Gracinha, o Cortejo dos Blocos Afro ficou por conta dos grupos Abibimã, Abiyeye May, AiyêAmadê, Aruanda, Akomabu; Didara, Gdam, Jurumê, Neto de Nanã e Officina Afro. A programação foi encerrada com apresentação do grupo tradicional Fuzileiros da Fuzarca.

“Foi um Carnaval muito tranquilo e com muita segurança. Hoje voltamos à Madre Deus juntando a comunidade negra e nossos índios para fazer um encerramento em grande estilo. A Prefeitura fez um Carnaval genuinamente maranhense”, enfatizou o secretário municipal de Cultura (Secult), Marco Duailibe.

Representatividade

Maia Alves, cantora do grupo AiyêAmadê, comemorou a volta dos cortejos à comunidade e disse se sentir representada.

“Eu estou maravilhada e achando incrível a representatividade. Trazer de volta os grupos Afro para a Madre Deus, onde os cortejos sempre aconteceram, nesse bairro que é ponto de resistência e referência para os grupos é incrível. Agradeço a Prefeitura por ter feito nosso cortejo”, disse a vocalista.

Com muito gingado e um traje em homenagem à cultura negra, a vice-prefeita Esmenia Miranda acompanhou toda a festa e comemorou a valorização da cultura dos seus ancestrais.

“Dia de homenagear essa cultura maravilhosa, cultura afro e cultura indígena, que não poderiam ficar de fora do nosso carnaval; e hoje aqui é um grande encontro, fazendo algo que é a cara da nossa cidade, encerrando com chave de ouro a nossa folia na Ilha de São Luís", disse a vice-prefeita.

Vindo direto do bairro Sacavém, quem também estava presente e comemorando o cortejo foi o vigilante Carlos Assunção, que disse ter orgulho da sua cultura.

“É um prazer estar aqui hoje participando dessa grande festa e curtindo esse Carnaval que está valorizando a cultura negra. Eu tenho muito orgulho da cultura negra e é um presente fazer parte e participar desse carnaval”, disse o vigilante.

Também esteve presente, prestigiando a última noite de carnaval, o secretário municipal de Comunicação, Igor Almeida.

Organização e Segurança

O Carnaval de São Luís – “Tem folia na Ilha” foi realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com as secretarias municipais de Trânsito e Transporte (SMTT), de Segurança com Cidadania (Semusc), de Saúde (Semus), de Meio Ambiente (Semmam), de Comunicação (Secom) e de Turismo (Setur), e Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes).

A Prefeitura montou em todos os circuitos do Carnaval uma infraestrutura de serviços disponíveis aos foliões. Na área da Saúde, uma ambulância do Samu, além de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), distribuindo preservativos e conscientizando a respeito do sexo seguro.

Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) manteve equipes que disciplinaram e orientaram motoristas e pedestres sobre o tráfego em toda a região.

Na organização do comércio informal, equipes da Blitz Urbana, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e da Vigilância Sanitária, acompanharam a movimentação dos comerciantes que vendem comidas e bebidas no entorno. Quem não pôde ficar de fora também foi o Bloco da Limpeza que seguiu trabalhando para garantir a limpeza durante todos os dias de folia carnavalesca.