Secretaria Municipal de Cultura

Prefeito Eduardo Braide entrega chave da cidade e abre a programação de Carnaval na Passarela do Samba Chico Coimbra

18/02/2023 13h50 - Atualizada em 27/02/2023 15h38

Tem folia na ilha e ela já começou! Com muita batucada e animação, o Carnaval na Passarela Chico Coimbra foi oficialmente aberto pelo prefeito Eduardo Braide, na noite de sexta-feira (17), com a entrega simbólica da chave da cidade à Corte Momesca.

A solenidade marcou o início dos desfiles competitivos dos blocos tradicionais e escolas de samba, que seguem até segunda-feira (20), na Passarela. Na terça-feira (21), a folia da Prefeitura de São Luís segue na Madre Deus, com o desfile dos blocos afros. Na quarta-feira (22), ocorre o São Luís Gospel, com várias atrações, na Praça Maria Aragão.

Ao entregar a chave da cidade ao Rei Momo, Mauro Júnior, à rainha Rayane Moraes e às princesas, Tainara Ribeiro e Taynara Correa, o prefeito Eduardo Braide ressaltou a importância da Passarela Chico Coimbra para a cultura do Carnaval de São Luís e saudou o retorno da Festa de Momo, que há dois anos não era realizada devido à pandemia.

"Nosso Carnaval de passarela é a nossa festa tradicional, que estávamos com saudades e que agora retorna com muito mais vigor, após a pandemia. Preparamos uma festa com muita organização, segurança e capricho para que o folião possa vir, se divertir e aproveitar, com muita paz no coração, animação e alegria", disse Eduardo Braide.

O primeiro dia dos desfiles competitivos reuniu blocos tradicionais do Grupo B e ocorreu debaixo de chuva, o que não impediu que o público marcasse presença na passarela para incentivar e torcer por suas agremiações. Foi o caso da professora Joana Ribeiro Sousa, de 70 anos.

"Sou uma foliã. Adoro o nosso Carnaval e nossos blocos tradicionais são uma representação genuína da nossa cultura, por isso venho assistir aos desfiles sempre que posso. A chuva faz parte da festa", destacou.

O secretário de Cultura, Marco Duailibe, frisou que o Carnaval de passarela de São Luís foi construído a partir do diálogo entre o Poder Público Municipal e as agremiações.

"Ouvimos as entidades, blocos e escolas de samba para que esta festa fosse feita da melhor forma possível. Nossa programação é diversificada e aberta ao público, que tem acesso gratuito e pode assistir aos desfiles com muita segurança e conforto, pois as arquibancadas são cobertas”, observou o titular da Secult.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Eduardo Braide esteve acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide; da vice-prefeita, Esmênia Miranda; e dos secretários Marco Duailibe (Secult); Saulo Santos (Setur); Igor Almeida (Secom); Marco Duailibe (Secult) e Henrique Almeida (adjunto Secult); Felipe Mussalém (Amdes); Caroline Marques Salgado (Semed); Kátia Bogéa (Fumph); Sergio Mota (CGM); Karla Lima (Semmam); Diego Rodrigues (Semcas); Mariana Miranda (Semad); do deputado estadual Fernando Braide (PSD) e do suplente de vereador Charles dos Carrinhos (PRTB).

Serviços

Este ano, o Carnaval da Passarela Chico Coimbra veio com novidades. Uma delas é a transmissão, ao vivo, da programação, pelo YouTube da Prefeitura de São Luís (veja abaixo). Instalados em uma cabine localizada na área dos camarotes, os apresentadores Jéssica Lima e Yago Brandão levam aos telespectadores as informações sobre os desfiles, recebem entrevistados e fazem um divertido bate bola com os comentaristas Joel Jacintho e Tedd Mac, posicionados na avenida.

Além disto, a Prefeitura montou na Passarela do Samba Chico Coimbra uma infraestrutura de serviços disponíveis aos foliões. Na área da saúde, uma ambulância do Samu está no local, além de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), estarem distribuindo preservativos e conscientizando a respeito do sexo seguro.

Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) mantém equipes que disciplinam e orientam motoristas e pedestres sobre o tráfego no Anel Viário, local onde está montada a estrutura da passarela.

Para disciplinar o comércio informal, equipes da Blitz Urbana, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), circulam no local e acompanham a movimentação dos comerciantes que vendem comidas e bebidas no entorno da passarela.

Atuando na segurança do local estão homens da Guarda Municipal, ligada à Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc), em conjunto com equipes da Polícia Militar e Bombeiro Civil.

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) também marca presença na passarela com a Central de Atendimento ao Turista. Além disso, como não poderia deixar de ser, o Bloco da Limpeza segue trabalhando intensamente para garantir um ambiente limpo e agradável durante toda a programação do Carnaval na Passarela do Samba Chico Coimbra.