Secretaria Municipal de Cultura

Programação alusiva aos 410 anos de São Luís na Maria Aragão é encerrada com música católica

12/09/2022 15h21 - Atualizada em 16/09/2022 18h38

Depois de seis dias ininterruptos de festa, a Prefeitura de São Luís encerrou, no domingo (11), a programação especial em homenagem ao aniversário de 410 anos da capital maranhense presenteando o público com shows de artistas da música católica. O prefeito Eduardo Braide, que se fez presente em todas as noites, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, destacou o sucesso da iniciativa.

“O evento foi positivo em todos os sentidos, pois pensamos em uma programação musical eclética. Milhares de pessoas passaram pela Maria Aragão para festejar conosco o aniversário da nossa cidade e estamos muito felizes em saber que conseguimos o nosso propósito, ou seja, dar um presente inesquecível aos ludovicenses”, disse Eduardo Braide.

A programação de encerramento teve início com o show de Gabriel Kzam, que canta desde os 9 anos de idade e soma três de carreira. Ele é conhecido no Maranhão e em outros estados do Brasil pela comunidade católica.

Kzam cantou canções autorais como “Eu me rendo a Ti”, “Tua graça” e “Fica comigo”.

“Parabéns à Prefeitura de São Luís por esta festa e agradeço por ter sido convidado a participar. Destaco a diversidade e o respeito a todas as culturas e religiões”, agradeceu.

Depois, foi a vez do músico e psicólogo Diego Fernandes, que desenvolve um forte trabalho em seu perfil no Instagram de resgate e diálogo com o público por meio de postagens com dicas de atividades para evitar ou controlar crises, dados sobre doenças psicológicas e muito mais. Fernandes ainda chamou padres, freiras e membros de ministérios para dançar com ele no palco.

Bênçãos

Antes da última atração, o padre Antônio José, da Igreja de São João Batista, do bairro Centro, dirigiu-se ao palco com outros religiosos para levar aos presentes a palavra de Deus diante da imagem de Nossa Senhora, pedindo bênçãos à cidade e seus habitantes.

“São Luís tem uma vocação muito bonita, ligada ao amor, pois costumamos dizer que ela é a ‘Ilha do Amor’. E Deus é amor e o amor vem de Deus. Esse sentimento se traduz, também, na liberdade e no trabalho de muitos homens e mulheres que, a cada dia, constroem esta cidade. Estamos deixando uma mensagem de fé e esperança aos ludovicenses no encerramento deste grande evento”, disse padre Antônio José.

A última atração foi a cantora Adriana Arydes, conhecida por seu carisma e simpatia. Ela tem se destacado, principalmente, nos canais digitais, atingindo milhares de pessoas de diferentes partes do mundo no ambiente online. Seu perfil no Instagram tem mais de meio milhão de seguidores.

“É sempre uma alegria cantar para o povo maranhense, que já acompanha o nosso trabalho há algum tempo. De certa forma, já construímos uma história de reciprocidade. Muito feliz em poder celebrar o aniversário de São Luís e estamos aqui hoje pelo povo ludovicense, pois uma cidade quem faz é o seu povo”, disse Adriana Arydes.

O público cantou com todas as atrações do início ao término do evento. “Festa maravilhosa e tranquila. Que bom que a Prefeitura separou um dia para cada tipo de música e a gente só tem a agradecer. Eu sou católica praticante e adoro as músicas da igreja”, afirmou Maria Helena Pires, moradora do bairro Lira.

Animação

Um dos mais animados era o ex-bancário Guilherme da Silva, de 82 anos, morador do centro da cidade, que se posicionou bem em frente ao palco em todas as noites de programação. Ele aproveitou bastante a festa, sempre dançando, alegre e empolgado.

Na segunda noite, quando se apresentou o cantor João Gomes, Guilherme da Silva subiu ao palco a convite do prefeito. Cena repetida no domingo (11), quando Eduardo Braide novamente o chamou para apresentá-lo e ressaltar sua disposição e animação.

“Quero apresentar para vocês o senhor Guilherme, que está conosco desde a primeira noite e é muito animado. Uma salva de palmas para ele”, disse o prefeito.

Guilherme nasceu no Ceará, mas mora em São Luís há quase 50 anos.

“Sou uma pessoa muito alegre e animada e é a primeira vez que vejo uma festa de aniversário durar sete dias. Mas nós temos disposição para mais sete. Parabéns ao prefeito Eduardo Braide por ter feito uma festa tranquila e muito animada”, brincou o octogenário.