Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura leva “São João no Bairro” para Madre Deus na noite de São João

25/06/2022 11h28 - Atualizada em 28/06/2022 09h09

O dia dedicado a São João foi especial para os moradores da Madre Deus. A comunidade recebeu, na sexta-feira (24), uma edição do projeto “São João no Bairro”, idealizado e promovido pela Prefeitura de São Luís e que tem levado as festas juninas a comunidades das zonas Urbana e Rural da capital maranhense, descentralizando os festejos populares. Na Madre Deus, considerado um dos bairros mais culturais da cidade, a festança contou com a presença do prefeito Eduardo Braide e da primeira-dama Graziela Braide.

"No dia de São João nosso projeto não poderia ser em outro bairro que não a Madre Deus. O São João no Bairro é um projeto importante, levando a festa do coração para comunidades das zonas Rural e Urbana de nossa cidade. Estamos muito felizes em ver essa praça cheia de gente, afinal, há dois anos não tínhamos essa festa tão importante para nossa população", disse o prefeito Eduardo Braide que também anunciou obras de infraestrutura para a comunidade a partir da próxima semana, por meio do ‘Prefeitura no Bairro’.

O evento ocorreu na Praça da Saudade e reuniu grupos de bumba meu boi e danças folclóricas. A abertura foi com o Boi de Axixá, sotaque de orquestra, que se apresentou com as novas indumentárias exibidas pelos integrantes após o batizado do grupo, ocorrido no início da semana.

Outra manifestação que chamou a atenção do público foi o boi Famosão de Humberto de Campos. A manifestação, natural daquele município se diferencia pelo tamanho do novilho que tem seis metros de comprimento, sendo necessárias entre 12 e 14 pessoas que atuam como miolos, responsáveis pela evolução do boi, que é do sotaque de matraca e tem como um dos cantadores o amo Zé Alberto.

"O Boi Famosão de Humberto de Campos tem 35 anos de fundação e sempre vem a São Luís durante o São João. Por ser diferente, sempre chama a atenção das pessoas, pois é o único com esse boi deste tamanho", explicou a presidente do grupo, Neta Machado.

Também se apresentou no “São João no Bairro” o Baile de Caixa, seguido pelo bumba meu boi da Madre Deus. A manifestação centenária tem sede no bairro e é uma das mais significativas representantes do sotaque de matraca. Com seus pandeirões e matracas, o grupo despertou emoção em quem acompanhava a apresentação.

"É sempre uma grande emoção ver o Boi da Madre Deus, ainda mais aqui, no seu terreiro. Para nós, que moramos no bairro, é um momento único, ainda mais depois de dois anos sem São João", disse Lindinalva Freitas, que mora no bairro há cerca de 10 anos.

O encerramento foi com o boi Valente da Ilha. "As apresentações foram muito boas, gostei muito de ter visto os bois na praça. Foi uma oportunidade para quem não pode ir nos arraiais", destacou Antônio Pereira, morador do Belira, bairro próximo à Madre Deus.

Participaram do ‘São João no Bairro’, na Madre Deus, os secretários Diego Baluz (SMTT) e o adjunto Henrique Almeida (Secult).

São João no Bairro

O “São João no Bairro” segue este fim de semana e, no sábado (25), será a vez da Ilhinha receber a festança. Lá se apresentarão, na Praça do Canteiro, a partir das 18h, o tambor de crioula mirim Maria Seguins, boi Encanto da Ilha, quadrilha Nova Esperança, Boi de Morros e Boi do Una.

No domingo (26), o projeto segue para a Praça Marlon Aguiar, na Vila Luizão. A partir das 18h, a programação começa com cacuriá mirim de Hildenê, boi Brilhoso do Sol e Mar, Cia Batuk, dança portuguesa Harmonia de Portugal e boi Brilho da Terra. Na terça-feira (28), será a vez do Cohatrac, na praça Nossa Senhora de Nazaré.

O “São João no Bairro” foi aberto pelo prefeito Eduardo Braide no dia 28 de maio e, desde então, tem sido levado pela Prefeitura de São Luís a diversas comunidades.

Receberam a festa, moradores do Coroadinho, Morada do Sol, Vila Embratel, Ribeira, Estiva, Cidade Olímpica, Quebra Pote, entre outras. Em todos os eventos, para garantir que a festa ocorra em clima de alegria e tranquilidade, a Prefeitura de São Luís mantém nos locais equipes da Guarda Municipal, Blitz Urbana, agentes de trânsito, ambulância do SAMU e agentes de limpeza.