Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís encanta moradores do Coroadinho e Cohatrac com programação do “Natal no Bairro”

13/12/2021 10h59 - Atualizada em 18/12/2021 15h44

A magia do projeto itinerante “Natal no Bairro”, da Prefeitura de São Luís, tem encantado ludovicenses por toda a cidade. No último fim de semana, foi a vez de os bairros Coroadinho e Cohatrac receberem atrações natalinas que fizeram a alegria de todos, principalmente da criançada. A iniciativa, que integra o “Natal da Esperança”, segue até o próximo dia 23, contemplando, inclusive, comunidades da Zona Rural com muita música, encenações, dança e alegria.

No sábado (11), o Viva Alto São Sebastião foi o palco escolhido pela Prefeitura de São Luís para a realização das apresentações natalinas no Polo Coroadinho, a maior periferia da capital maranhense.

Antes do início do espetáculo, famílias acompanharam o trajeto do Trio da Esperança pela Avenida José Sarney Filho, levando os integrantes da Trupe Doce Natal - primeira atração da noite - e o prefeito Eduardo Braide, que tem estado presente em todos os bairros por onde passa o projeto itinerante.

“O nosso objetivo com essa iniciativa é comemorar o Natal de São Luís junto com as comunidades, levando programação cultural gratuita para perto das casas dos ludovicenses. Já estivemos no Quebra Pote, na Cidade Operária e, agora, no Coroadinho e Cohatrac. Nos próximos dias, chegaremos com o nosso trio da esperança à Ilhinha, Anjo da Guarda, Vila Luizão e Maracanã com atrações natalinas que, antes, aconteciam apenas no Centro da cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

Ainda no Polo Coroadinho, houve a atração infantil “Natal das Princesas”, que fez o riso e o olhar encantado da criançada em um momento de interação entre as personagens e o público.

“Eu achei tudo lindo. Nunca tinha visto as princesas de perto, só na televisão. Gostei muito, muito mesmo”, disse a pequena Ana Luísa Pereira, de 9 anos, que estava acompanhada da mãe, Vitória Pereira e do irmão caçula, João Victor, de apenas 2 anos.

Luís Carlos Silva, de 63 anos, também fez questão de levar os netos Ludmila, de 4 anos, e Italo, de 2 anos, para assistirem as atrações assim que soube da programação do “Natal no Bairro”, no Polo Coroadinho.

“Assim que ouvi que iria ter essa festa aqui, arrumei logos os meninos para trazer. Isso é muito importante para a infância deles e deixa toda a comunidade muito feliz, pois nos faz sentir que estamos sendo vistos pelo prefeito Braide”, disse.

Ainda durante a noite de atrações do “Natal no Bairro” no Polo Coroadinho, o prefeito Eduardo Braide subiu ao palco e chamou, junto das crianças e do restante da plateia, o principal personagem do Natal, o Papai Noel, que cumprimentou a todos. Ao final, um show de fogos iluminou o céu do Viva Alto São Sebastião e os olhos de quem se fez presente no espaço, que nunca antes havia recebido uma programação como esta, promovida pela Prefeitura de São Luís.

“Essa é uma alegria que não cabe no meu peito e que mostra que a Prefeitura de São Luís tem o compromisso de trazer para as comunidades um natal cheio de atrações, provando que todos podem comemorar esse momento tão especial”, finalizou o vereador Nato Júnior (PDT), nascido no Polo Coroadinho e que esteve acompanhado dos colegas, e também vereadores, Ribeiro Neto (PMN) e Daniel Oliveira (PL).

Também estiveram presentes durante a noite de atrações do “Natal no Bairro”, no Polo Coroadinho, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, acompanhada de seu esposo, Sandro Ribeiro, e a filha do casal, Sofia; além dos secretários municipais de Comunicação, Igor Almeida e de Trânsito e Transportes, Diego Baluz.

“Natal no Bairro” no Cohatrac

Já no Cohatrac, as atrações natalinas propiciadas pelo “Natal no Bairro” aconteceram na noite de domingo (12), levando centenas de famílias de toda a região para a Praça Nossa Senhora de Nazaré. Com o mesmo dinamismo que antecede o espetáculo, o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, esteve a bordo do Trio da Esperança, junto da Trupe Doce Natal, em trajeto pela Avenida Nossa Senhora De Nazaré até a praça onde foram realizadas as atrações.

Em solo, o espetáculo foi iniciado com a programação da Trupe Doce Natal - sempre encantando a todos das mais diversas formas com as quais costumam construir sua apresentação. Em seguida, foi a vez de Natalina da Paixão, com a Companhia Barrica, fazer o público cantar em coro as músicas tradicionais do Natal, fazendo a alegria e a magia natalina se espalharem por toda a região.

“Essa programação nos bairros é muito importante, pois mostra para a gente um pouco do que também está acontecendo no Centro da cidade. Às vezes, por causa do trabalho ou qualquer outro compromisso, a gente acaba ficando desanimado de ter que se deslocar daqui até o Centro. Já com a programação vindo para perto da gente, não tem desculpa”, disse a empregada doméstica Maria de Jesus Fonseca.

Ao final da noite de apresentação natalina no Cohatrac, em que estiveram presentes os vereadores Ribeiro Neto (PMN), Aldir Júnior (PL) e Silvana Noely (PTB), o prefeito Eduardo fez tal como no Coroadinho: subiu ao palco, chamou o Papai Noel e pediu que todos olhassem para o céu e prestigiassem a queima de fogos. E para fechar com chave de ouro, o pároco do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Flávio Colins, cumprimentou a todos os presentes e os convidou para rezarem a oração do “Pai Nosso”.