Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís promove noite com cinema gratuito em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural

18/08/2021 14h22 - Atualizada em 26/08/2021 11h44
Secom

Uma noite de cinema gratuito e ao ar livre dedicada à história e à cultura seculares de São Luís marcou o Dia Nacional do Patrimônio Cultural na capital maranhense, celebrado todo 17 de agosto. A estreia de Cine Patrimônio, que exibiu curtas-metragens sobre as origens da cidade, foi prestigiada pelo prefeito Eduardo Braide e a primeira-dama, Graziela Braide.

A celebração da data, com o lançamento do projeto concebido pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH), aconteceu na Praça Deputado Nagib Haickel, no Desterro.

“São Luís é patrimônio do mundo, mas também de quem mora aqui e é muito importante que a gente tenha essa consciência de preservar toda a história, todas as nossas riquezas, tudo aquilo que existe em nossa cidade. Um dia como esse é muito importante para que a gente possa apresentar a nossa história àqueles que ainda não a conhecem. O objetivo dessa noite é fazer entender que a história e cultura são, realmente, a identidade de um povo. E é isso que a gente quer, que a identidade de São Luís seja cada vez mais forte por meio de seu povo”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

O evento em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural contou com a parceria das secretarias municipais de Cultura (Secult); de Turismo (Setur); de Comunicação (Secom); do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (MAVAM); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU-MA); e do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA). 

Além de conhecimento e educação patrimonial, a estreia de Cine Patrimônio com exibição exclusiva de produções audiovisuais sobre a história e cultura ludovicenses teve, por objetivo, levar a mensagem da necessidade de preservação de todo o acervo histórico que dispõe São Luís, tanto arquitetônico, quanto cultural, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecer cada uma das riquezas que constituem a capital, de longe uma das mais simbólicas - por seu processo de fundação - do país. Atores da Peça Pão com Ovo fizeram participação especial, interagindo com o público presente no evento. 

“Essa iniciativa foi pensada para que a gente pudesse, junto da comunidade do Desterro, que é a principal guardiã do patrimônio de São Luís, fazer com que todos entendam o seguinte recado: a preservação do patrimônio não pode ser feita apenas pelos órgãos de proteção, seja ele federal, estadual ou municipal, mas, principalmente, feita pela comunidade, que precisa amar a sua cidade, amar a sua história, suas tradições, suas raízes e criar esse sentimento de pertencimento”, pontuou a presidente da FUMPH, Kátia Bogéa.

Cine Patrimônio

Em sua primeira edição na noite desta terça-feira, no Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o Cine Patrimônio encantou a plateia com reproduções sobre bumba-meu-boi, tambor de crioula, belezas turísticas da cidade e, principalmente, com dois curtas-metragens: Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís e São Luís Encantos e Magias, do cineasta e secretário municipal de Comunicação, Joaquim Haickel, também diretor do MAVAM. 

O primeiro se trata de uma animação que conta, de forma didática, a história da fundação de São Luís desde a chegada dos franceses até sua expulsão pelos portugueses. São exatos dez minutos de pura história, de uma forma que nunca foi contada e que mostra, entre outros locais, a Praia de Jeeviré, onde atualmente se localiza a Avenida Ferreira Gullar. 

Já no segundo curta, é contada não só a história de São Luís, mas, também, o costume de seus primeiros povos, a cultura, o comportamento, a arte, culinária e arquitetura, dentre outras riquezas próprias da capital maranhense, que precisam ser difundidas entre a população, como destaca o secretário municipal de Comunicação, Joaquim Haickel. “A gestão Eduardo Braide, que tem como meta uma cidade mais humana, uma cidade melhor, por todos os meios possíveis, tentar fazer com que a população conheça a sua história e possa desfrutar dela e preservá-la”. 

A meta da gestão também se reflete nas iniciativas da Setur, que exibiu vídeo sobre as belezas de São Luís durante o evento. “Nós temos investido fortemente nas ações de promoção da nossa história e manifestações culturais. Esses investimentos têm sido realizados de forma constante, na participação de feiras, eventos, divulgação de marketing digital, dentre outras ações”, destacou o titular da pasta, Saulo Santos. 

“Cultura é o nosso maior patrimônio, nossa maior riqueza. É por meio dela que a gente reconhece nossa identidade enquanto povo”, destacou o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, durante discurso ao destacar a importância do Cine Patrimônio e, sobretudo, do Dia Nacional do Patrimônio Cultural para São Luís.

Aprovação

Com os olhos voltados para o telão montado na Praça da Flor, a dona de casa Nazaré de Sousa, de 67 anos, disse que prestigiar a história de São Luís é oportunidade para sempre descobrir algo novo.

“Muito lindo esse projeto. São Luís tem uma história bela, muita coisa rica e que precisa ser preservada. Tem coisa que a gente, morador, nem sabe que existe e acho que, por isso, momentos como esse devem ser frequentes e devem chegar para todos”. 

A exibição dos curtas em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural também foi encantadora para a estudante Ana Paula dos Santos, de 27 anos.

"Sempre é bom poder conhecer um pouco mais do que a gente tem em nossa história e cultura. São Luís tem mesmo um patrimônio muito importante e a gente precisa entender, precisa ter esse sentimento de pertencimento, como foi falado, para que os turistas, as outras gerações possam conhecer tudo isso que a gente tem”, declarou.

A data

O dia 17 de agosto de 1998 foi marcado como o Dia Nacional do Patrimônio Histórico no país. A data ganhou o significado após mais de 60 anos de criação do mais importante órgão de preservação do país, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Instituto, responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, possui tutela de milhares de edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos brasileiros e ainda conta com um acervo monumental com mais de 1 milhão de objetos catalogados. 

A data foi escolhida para homenagear o centenário do historiador e jornalista mineiro, Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido no dia 17 de agosto de 1898. Rodrigo foi o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Iphan em 1937, que presidiu até 1967. 

“Nesta data temos muito a comemorar aqui no estado do Maranhão, na Cidade de São Luís, que tem seu Centro Histórico reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO. Temos feitos grandes investimentos na cidade ao longo dos últimos anos, investimos de mais de 100 milhões de reais, com várias obras em parceria com a Prefeitura de São Luís, que tem nos ajudado em muito para a preservação de toda essa nossa riqueza cultural”, destacou o superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary. 

Também prestigiaram o evento, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda e seu esposo, Sandro Araújo; o superintendente de patrimônio cultural do Maranhão, Eduardo Longhi; o superintendente do SESI, Diogo Diniz Lima; o promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto; o presidente do CAU-MA, Hermes Fonseca; o presidente do Sindicato da Construção Civil - SINDUSCON, Fábio Nahuz; o diretor do Sebrae, Albertino Leal de Barros; e os vereadores Dr. Gutemberg (PSC); Marlon Botão (PSB); Álvaro Pires (PMN) e Daniel Oliveira (PL). 

Além dos secretários municipais de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga; da Informação e Tecnologia, Felipe Falcão; de Saúde, Joel Nunes; de Meio Ambiente, Karla Lima; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; de Planejamento, Simão Cirineu; de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires; dos presidentes da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Felipe Mussalém, e do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Júnior; e dos secretários-adjuntos de Educação, Gusmaia Mousinho; de Comunicação, Igor Almeida; e de Turismo, Sabrina Martins.