Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeito Eduardo Braide participa da missa de encerramento dos festejos de Santo Antônio

14/06/2022 11h21 - Atualizada em 20/06/2022 17h51

Nesta segunda-feira (13), a tradicional missa de encerramento dos festejos de Santo Antônio levou pessoas de todos os cantos de São Luís à Igreja do padroeiro localizada na Praça Antônio Lobo, no Centro de São Luís. O prefeito Eduardo Braide compareceu à missa na área externa da Igreja junto de todos os fiéis.

“Este é um momento de fé, momento de comunhão, e é uma alegria poder reviver essa celebração da maneira tradicional, já que a pandemia nos tirou por dois anos esse momento de comunhão plena, então é um dia de muita felicidade. E agora é torcer pra quem pegar o buquê, consiga de fato um casamento”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da vice-prefeita Esmênia Miranda, se referindo ao tradicional ritual de lançamento de buquês aos devotos de Santo Antônio.

A programação de encerramento dos festejos, presidida pelo padre Clemilton Moraes, contou com uma programação extensa que iniciou às 5h30 da manhã com a missa dos Antônios e Antônias, missa de celebração às 7h30 e 9h, adoração ao Santíssimo às 10h30, mais três celebrações às 12h, 15h e 16h. Os festejos foram finalizados com a procissão às 17h30, seguida da missa de encerramento às 19h.

Na celebração, o pároco leu o evangelho segundo Lucas 10:1-24 e lembrou da busca do santo pelo propósito de vida.

“Antônio tinha um futuro promissor aos olhos da sociedade, a sua cultura, a sua extirpa e era nobre. No entanto, era um homem inquieto, queria algo diferente daquilo que ele era proposto. Antes pensou e sentiu que Deus queria para ele algo diferente daquilo que os seus lhe apresentaram. Assim como Santo Antônio, nós também precisamos no decurso da nossa vida, nos perguntar acerca da felicidade, e ouvir os propósitos de Deus para nossa vida”, disse.

A vice-prefeita reforçou a importância da fé e da devoção no santo. "Celebramos hoje a entrega de Santo Antônio ao seu serviço de Deus, esse homem de fé e de virtudes voltadas para alimentar homens que não tinham fome apenas de pão, mas da palavra de Deus”, disse Esmênia Miranda.

Tradição: Benção dos pães e lançamento de buquês

Durante a celebração religiosa, fiéis apresentaram seus pães para serem abençoados conforme manda a fé e a tradição. A fé dos devotos indica que eles levem os pães abençoados até as suas casas e reservem um pedaço nas latas de mantimentos para que, pela intercessão de Santo Antônio, não falte alimento em suas mesas.

Na solenidade, o ritual de lançamento de buquês também foi acompanhado por todos os devotos. De acordo com a tradição, uma das mais aguardadas da solenidade, aquele que pegar o buquê de Santo Antônio será o próximo a casar.

Atrações juninas

Como parte da programação dos festejos, após a missa de encerramento foi iniciada a programação cultural com as atrações, Grupo Piaçaba, Boi Encanto da Ilha, Cacuriá de Dona Teté e o grupo de Dança Portuguesa - Realeza de Portugal, se apresentaram na Praça Antônio Lobo, em frente à Paróquia.

Acompanharam também a celebração, ao lado do prefeito Eduardo Braide, o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe e seu adjunto, Henrique Almeida.