Secretaria Municipal de Comunicação

Prefeitura de São Luís garante funcionamento de serviços essenciais no feriado de Natal

23/12/2021 14h00 - Atualizada em 27/12/2021 14h23

A Prefeitura de São Luís preparou um esquema especial de funcionamento para as festividades de Natal. Na sexta-feira (24), o prefeito Eduardo Braide decretou ponto facultativo nas repartições da administração pública municipal.

O atendimento à população ocorrerá até esta quinta-feira (23) e será retomado na segunda-feira (27), com exceção dos serviços essenciais, como ordenamento do trânsito, defesa civil, fiscalizações sanitárias, limpeza pública, iluminação e de saúde, que serão mantidos, sendo estendidos para o sábado (25) e domingo (26).

“A Prefeitura vai garantir com que serviços que são considerados essenciais sejam mantidos nos dias de feriado prolongado de Natal. O compromisso da gestão Eduardo Braide é fazer com que o cidadão tenha atendimento caso busque os serviços públicos do Município, seja na saúde, trânsito, infraestrutura, entre outros”, destacou o secretário municipal de Comunicação, Igor Almeida.

Com o objetivo de manter o ordenamento e disciplinamento de trânsito, bem como a prática de estacionamento de forma regular e em locais devidos, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) vai reforçar as ações na área central da cidade por ocasião das festas de Natal. A operação também contemplará os shoppings da cidade nos horários de pico. A secretaria ressalta a importância do respeito ao pedestre, aos estacionamentos especiais e a todas as regras de trânsito em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro.

A SMTT também terá durante o período equipes de trânsito e transporte operando nos cinco terminais de integração, bem como agentes de trânsito atuando em avenidas e vias de grande fluxo de veículos. Pelo Centro de Controle Operacional (CCO), a secretaria fará o monitoramento de várias regiões da cidade 24 horas.

Quanto à frota de veículos em operação, por meio da Portaria de n° 90/2021, a Prefeitura garantirá o funcionamento de 100% dos ônibus na capital no dia 24 de dezembro. Já no sábado (25) e domingo (26), o transporte público terá seu quantitativo operacional de final de semana nas ruas. A SMTT disponibiliza telefones de plantão para solicitações de perícias de acidentes de trânsito (98607 9807 e 3214 1149), fiscalização (99138 3453) e sinalização (99218 5739).

“A Prefeitura manterá efetivo de agentes nas ruas, ordenando e disciplinando o trânsito nas principais avenidas de São Luís, assim como em áreas que possuem grande concentração de pontos comerciais, e, com isso, um fluxo mais intenso de veículos e pedestres. Também vamos manter a frota total operando no dia 24 dando mais tranquilidade no deslocamento da população na véspera de Natal”, enfatizou o secretário da SMTT, Diego Baluz.

Nos dias 24, 25 e 26 de dezembro estarão suspensos o funcionamento nas Unidades Básicas de Saúde e Centros Municipais de Vacinação, que retornam segunda-feira (27). Já as unidades de saúde de urgência e emergência, como os hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão 1) e Clementino Moura (Socorrão 2), manterão expediente normal. Outro serviço importante do Município é o de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atenderá aos chamados por meio do 192.

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) está realizando a Operação Natal Seguro, por meio da Guarda Municipal de São Luís. O objetivo é promover a segurança preventiva a partir de patrulhamentos no circuito natalino situado na região central da capital maranhense.

Guardas municipais divididos em equipes estão atuando das 16h às 23h com o apoio do ônibus de videomonitoramento da Semusc, no período diurno e noturno, durante 24 horas. O ônibus ficará em locais estratégicos do Centro, como a Praça Benedito Leite, Avenida Pedro II e Praça João Lisboa. Além disso, a Guarda Municipal reforçará a segurança preventiva nos terminais de integração e em outros pontos.

A Defesa Civil de São Luís continuará fazendo seus trabalhos preventivos para impedir desastres nas áreas de riscos e outros locais, especialmente com o início do período chuvoso. Agentes e bombeiros civis estarão de prontidão no órgão durante 24 horas para intervir em situações emergenciais e para as tarefas de visitas técnicas.

Já o Corpo de Guarda-Vidas intensificará os patrulhamentos nas praias da Ponta d’Areia, Olho d’Água e Caolho, que geralmente recebem grande número de pessoas nesta época do ano, alertando sobre os riscos de afogamentos e cuidados que deverão ser tomados para evitar situações dessa natureza no mar.

No período, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) também manterá equipes da Blitz Urbana atuando em regime de plantão para atender ocorrências relacionadas ao comércio informal, estabelecimentos e apreensão de animais. Durante estes dias, a população poderá encaminhar denúncias para a Central de Denúncias da Blitz Urbana por meio do WhatsApp 99130 0353.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) montou um plantão especial de trabalho com equipes atuando na pavimentação, drenagem e iluminação pública. Este último pode ser solicitado por meio da Central no número 0800 284 8082. Além disso, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU) terá equipes de plantão nos dias 25 e 26 e os serviços administrativos funcionam até as 18h do dia 24, retornando na segunda-feira (27).