Secretaria Municipal de Comunicação

Com programação no Centro e nos bairros, prefeito Eduardo Braide lança “Natal da Esperança”

19/11/2021 23h55 - Atualizada em 25/11/2021 10h17
Secom

Levar esperança de um recomeço após o período mais difícil da pandemia de Covid-19. Foi com este espírito que o prefeito Eduardo Braide lançou, na noite desta sexta-feira (19), a programação do “Natal da Esperança 2021” em São Luís, que vai proporcionar às famílias ludovicenses e os turistas que visitam a cidade nesta época do ano um espetáculo de luzes, música e cores por meio do “Natal no Bairro”, que vai levar a alegria do período natalino para diversos bairros da capital. 

“Hoje estamos dando a largada à nossa programação de Natal. Este foi um ano de dificuldades, mas também foi um ano em que nós conseguimos superar vários desafios e estamos conseguindo vencer a pandemia. Por isso, o Natal da Prefeitura de São Luís este ano não poderia ter outro nome como o Natal da Esperança. A esperança de que dias melhores estão vindo, a esperança de que um ano melhor está vindo. Este será um natal iluminado pela gente da nossa cidade abençoada”, disse o prefeito Eduardo Braide durante a abertura da programação do “Natal da Esperança 2021”. 

Logo após sua fala, a iluminação especial da fachada do Palácio de La Ravadière - sede da Prefeitura de São Luís - foi acesa e a programação do “Natal no Bairro” foi anunciada pelo prefeito Eduardo Braide. 

A primeira-dama, Graziela Braide, e os filhos do casal, Manuela, Maria Antônia e Luís Eduardo, estavam na plateia e assistiram junto com o prefeito Eduardo Braide toda a programação. 

A vice-prefeita Esmênia Miranda, acompanhada do seu marido Sandro Ribeiro e da filha do casal, Sofia, também acompanharam o lançamento do “Natal nos Bairros” ao lado de secretários municipais, entre outras autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Natal no Bairro

A Prefeitura vai promover eventos e apresentações especiais em diversos bairros da capital a partir de 4 de dezembro. O “Natal no Bairro” contará com a participação de grupos artísticos e de diversos nomes da cultura ludovicense. Receberão os espetáculos natalinos, os bairros: Anjo da Guarda, Coroadinho, Maracanã, Ilhinha, Cohatrac, Cidade Operária, Vila Luizão e Quebra-Pote.

Também a partir do dia 4 de dezembro haverá programação natalina e muitas surpresas nas ruas de Nazaré, do Egito e no Largo do Carmo, no Centro Histórico de São Luís. Além disso, ônibus com iluminação especial circularão pela cidade para levar a alegria do Natal por toda São Luís. Diversos pontos da cidade também serão iluminados.

Noite de apresentações

Após os anúncios feitos pelo prefeito Eduardo Braide, foi a vez de várias atrações encantaram o público presente em frente à Prefeitura de São Luís. Quem abriu a noite foi o espetáculo Doce Natal. Os atores caracterizados de diferentes tipos de doces e outros personagens do período natalino, como o Papai Noel, alegraram crianças e adultos com uma apresentação lúdica e cheia de magia. Durante o espetáculo foram distribuídos algodão doce, pirulito e pipoca para ajudar os espectadores a entrar no clima. 

As vozes do Coral São João subiram ao palco logo em seguida e emocionaram todos com um repertório de canções sobre amor, esperança e fé. Abrindo a apresentação, um clássico das noites de Natal, “Ave Maria”, que foi uma prece por dias melhores. “Holy Night”, um clássico internacional do Natal, foi interpretada em inglês e português em solo por Rose Nogueira. “Noite de oração”, versão feita por Chico Pinheiro da canção “White Christmas”, foi mais um momento de reflexão na noite desta sexta-feira. 

Ainda sob aplausos do público, Alessandro Batista se uniu ao Coral São João para apresentar a canção “Vinde, adoremos”. A melodia francesa “Glória” emocionou a todos pela mensagem sensível sobre fé. “Um bom Natal”, uma das mais populares canções natalinas nacionais fez todas as vozes do coral e do público soarem uníssonas assim como “Noite feliz”, outra canção marcante do Natal brasileiro. Encerrando a apresentação, “Anoiteceu, boas festas”, canção que embala os natais brasileiros desde 1940. 

Após a imersão musical da apresentação do Coral São João, foi a vez da Companhia Barrica apresentar a sua Natalina da Paixão. Com a canção “Vamos a Belém”, o grupo convidou todos a visitarem o Menino Jesus na sua manjedoura, seguindo com “Louvação”, um canto de adoração à fé e à esperança. 

Um texto especial chamou a todos para refletirem não apenas sobre o sentido do Natal, mas sobre a importância da celebração ao fim de um ano que começou com tantas incertezas, pedindo a todos que mantenham sempre a esperança. “Mulheres de Jerusalém/Cristina de Luz” foi um canto sobre a vivência em Jesus. 

“Mutucas” foi mais uma canção sobre esperança. Em seguida “Sentinela” falou sobre a vigília natalina. “Parteira” destacou a dádiva do nascimento. “Mariana” cantou a importância e o amor da Virgem Maria. “Romaria” trouxe a caminhada e ida até Cristo e “Aleluia”, que fechou a apresentação”, falou sobre os milagres de Natal. 

As apresentações atraíram centenas de pessoas que estavam pelo Centro Histórico de São Luís e se reuniram em frente à Prefeitura para acompanhar a singeleza dos espetáculos, aplaudir e se emocionar com as apresentações. 

A Família Muniz veio do bairro Pão de Açúcar para assistir às apresentações. Os irmãos, Jovana, 25 anos; Jailson, 25 anos e sua filha Luna, de 1 ano e meses; e a prima Victória, 16 anos; souberam pelas redes sociais que haveria a programação e vieram conferir de perto. “Nesse momento em que vivemos é muito bom ver um espetáculo como esse porque é uma gota de esperança para todos nós que estamos vindo de um período tão difícil. A gente precisa festejar, agradecer e comemorar por estarmos superando esses dias ruins”, refletiu Jovana Muniz. 

Quem também se emocionou com os espetáculos foi a aposentada Ivonete Alves Silva, 70 anos. “Eu estou achando tudo muito bonito. São apresentações que tocam a gente. Natal é sobre se reunir e festejar e a gente está precisando disso”, comentou.

Surpresa que emocionou

Encerrando a noite, outra surpresa que emocionou a todos: cinco caminhões utilizados pelo serviço de limpeza urbana subiram pela Rampa da Praça Pedro II com uma iluminação especial, que será usada ao longo do mês de dezembro. A animação dos agentes de limpeza, que estavam usando gorros de Papai Noel, chamou a atenção do público, que aplaudiram o desfile.