Instituto de Previdência e Assistência do Município

Eduardo Braide completa 100 dias de gestão com vistoria a obras, entrega de ponto limpo e anúncio de nova faixa de vacinação

10/04/2021 18h34 - Atualizada em 18/05/2021 12h12
Secom

Os 100 dias de gestão do prefeito Eduardo Braide, completados neste sábado (10), foi marcado por uma extensa agenda de trabalho que teve início pela manhã e seguiu até à tarde.  

A exemplo do que tem acontecido desde que assumiu a gestão, Eduardo Braide cumpriu vários compromissos fora do gabinete durante o sábado: vistoriou obras de pavimentação no bairro Cohab-Anil, entregou mais dois Ponto Limpo -  desta vez nos bairros Madre Deus e na Forquilha - e, no início da manhã, esteve no Centro de Municipal de Vacinação, instalado no Centro de Convenções da UFMA, onde  acompanhou os trabalhos no local e anunciou que, a partir de segunda-feira (12), a Prefeitura começa a vacinar idosos com idade entre 64 e 63 anos.


É trabalhando de sol a sol, inclusive nos finais de semana, que o prefeito Eduardo Braide tem conseguido avançar em vários setores. As áreas de saúde, infraestrutura, limpeza e assistência social têm recebido uma atenção especial do gestor.

“Feliz em ver que nesses cem dias a gente já fez muitas coisas, na área saúde, educação, infraestrutura e todo um trabalho que vem sendo feito em São Luís. Hoje, exatamente quando se completa cem dias, entregamos dois novos Ponto Limpo para a cidade, anunciamos um novo calendário de vacinação, já a partir de segunda-feira, e acompanhamos a recuperação de vias no bairro Cohab-Anil. São várias ações que não param. Tem sido assim desde o primeiro dia da minha gestão e seguirá assim até o último dia”, avaliou o prefeito Eduardo Braide.

Nestes 100 primeiros dias, o prefeito mostrou que está caminhado a passos largos para em um menor tempo possível resolver as demandas mais urgentes da população da capital.

Ponto Limpo

A implantação de Ponto Limpo, que transforma áreas de descarte irregular de lixo em áreas limpas e jardinadas, é uma das ações exitosas do prefeito Braide.

A iniciativa foi uma das que fizeram valer, para o prefeito, o prêmio “Atitude Cidadã”, entregue pelo Instituto Lixo Zero a Eduardo Braide no dia 25 de março, sendo o primeiro prefeito do Brasil a receber o prêmio que reconhece atitudes cidadãs de pessoas que trabalham na construção de uma cidade mais limpa e sustentável, garantindo mais saúde para a população e a preservação do meio ambiente. 

O ponto limpo da Madre Deus está localizado no região do Largo do Caroçudo. Uma intervenção que traz muitos benefícios para a comunidade. “A transformação desse local é uma alegria para todos que vivem aqui. É uma mudança do lixo para um lugar bonito e ajardinado”, disse a moradora Fernanda Pinto.

Na Forquilha, o Ponto Limpo entregue pelo prefeito fica na rotatória do bairro. O local revitalizado ocupa uma área de 1.400 metros quadrados e ganhou mais de 120 mudas de plantas, passeios para pedestres e acessibilidade, além de revitalização do meio-fio e sarjeta.

O projeto Ponto Limpo faz parte da política de gestão de resíduos sólidos executada pela Prefeitura de São Luís por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana.  Luzinete da Silva, moradora da região, disse que há mais de vinte anos esperava a revitalização do local.

“É um local importante do bairro. Fica perto de duas escolas e de uma igreja e por onde circula milhares de pessoas e veículos todos os dias. Antes um local sujo e feio agora se transformou em um local limpo e bonito. Parabéns para a iniciativa do prefeito Eduardo Braide”, disse a aposentada.

“Com a revitalização desses locais estamos garantindo mais beleza para a cidade, preservação do meio ambiente e mais saúde para a população. Já temos sete Ponto Limpo entregue e até o julho queremos entregar cerca de vinte e até o final do ano a meta é entregar cem pontos”, contou o presidente do Comitê Gestor de Limpeza da Prefeitura de São Luís, Joabson Júnior que acompanhou o prefeito durante as entregas.

Prefeitura inicia vacinação de nova faixa de idade

Ao acompanhar a vacinação na Central de Vacinação instalada no Centro de Convenções da UFMA, o prefeito Eduardo Braide anunciou que a partir de segunda-feira, a Prefeitura de São Luís inicia a vacinação para uma nova faixa etária, de 64 a 63 anos.

“Na segunda-feira, 12, serão vacinados idosos com 64 anos. No período da manhã serão vacinados os nascidos de janeiro a março. À tarde, de abril a junho. Na terça-feira seguimos ainda vacinando idosos com 64 anos. Neste dia serão vacinados pela manhã os nascidos de julho a setembro e à tarde de outubro a dezembro. Na quarta e quinta-feira será a vez dos idosos com idade de 63 anos e também vai seguir o mesmo cronograma por mês de nascimento. Assim vamos agilizar a cada dia a vacinação em nossa cidade”, destacou Eduardo Braide.

A Prefeitura tem aberto novos pontos de vacinação para avançar com a campanha. Mais de 140 mil doses já foram aplicadas em São Luís e com a chegada de novas doses os públicos-alvo são ampliados. Além do novo Centro Municipal de Vacinação montado na UFMA e aberto na última quinta-feira, já funcionam na cidade, o Centro Municipal de Vacinação montado no Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, no Cohafuma; e dois pontos de drive-thru: um no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo; e outro no próprio campus da UFMA. O atendimento é das 8h às 18h.

Recuperação de vias

Com a recuperação da Avinda 04 do bairro Cohab-Anil, a Prefeitura de São Luís avança com o programa de Tapa-Buracos que já beneficiou diversos bairros da capital.

“Estamos priorizando no momento as vias de grande fluxo e os corredores de ônibus e seguiremos com o trabalho em outras ruas da cidade sempre com a preocupação de melhorar a fluidez no trânsito e a garantir a segurança de motoristas e pedestres”, disse o prefeito.

Até o momento foram recuperados mais de 25 quilômetros de via. As equipes trabalham inclusive durante a noite nas vias de maior trânsito de veículos, evitando assim transtorno para os motoristas.