Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural

Ludovicenses têm últimos dias para colaborar com o Orçamento Participativo Digital da Prefeitura

30/07/2021 16h52 - Atualizada em 02/08/2021 19h56
Secom

Termina neste sábado (31), o prazo para a população ludovicense contribuir com o programa Orçamento Participativo Digital. Lançado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Governança Solidária e Orçamento Participativo (Semgop), no dia 10 de junho, o programa permite aos moradores da capital maranhense sugerirem as prioridades de investimentos em diversas áreas como saúde, educação, infraestrutura e outras, de acordo com as demandas de bairros e regiões onde residem. 

“O programa está tendo uma boa adesão. Até agora estamos com mais de 175 bairros participando e a população da nossa cidade dizendo onde a gestão municipal deve fazer os investimentos. O prefeito Eduardo Braide tem esse compromisso em construir uma gestão com o apoio de toda sociedade", comemora o Secretário Municipal de Governança Solidária e Orçamento Participativo, Pavão Filho. 

O Orçamento Participativo Digital foi a forma que a Prefeitura de São Luís encontrou para incluir a participação da população na execução das políticas públicas municipais mesmo sem a realização das plenárias, impossibilitadas por conta da pandemia.

"A adequação foi necessária por conta das medidas sanitárias, pois não poderíamos ir aos bairros e realizarmos as plenárias com as comunidades e ouvir as demandas como é feito normalmente e a tecnologia foi nossa aliada para ouvir a população", explica o titular da Semgop. 

Todas as demandas listadas no Orçamento Participativo Digital serão encaminhadas ao prefeito Eduardo Braide para avaliar junto com a equipe de secretários e depois encaminhada à Câmara Municipal para ser apreciada e votada, e só então ser incluída no orçamento do município para 2021. São Luís está dividida em 15 regionais e 51 microrregionais e quase 400 bairros, segundo informou o secretário Pavão Filho. 

O Orçamento Participativo Digital é uma forma de garantir a participação popular nas discussões dos rumos da cidade.

"É fundamental que a população de São Luís acesse o portal e deixe a sua contribuição. Ainda dá tempo de deixar sua colaboração e a orientação do prefeito Eduardo Braide é envolver a população nas definições das ações da administração municipal, que são prioridade para a cidade", finaliza Pavão Filho. 

Para participar e dar a contribuição, basta o cidadão só acessar o endereço https://saoluis.ma.gov.br/orcamentoparticipativodigital até o dia 31 de julho, prazo em que encerra a consulta.

 

OUTRAS NOTÍCIAS