Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural

Prefeitura oferece exames médicos e nutricionais a guarda-vidas de São Luís

29/07/2021 19h20 - Atualizada em 02/08/2021 19h26
Secom

A Prefeitura de São Luís deu início, nesta quarta-feira (28), à realização de exames médicos, físicos e nutricionais dos guarda-vidas da Guarda Municipal de São Luís (GMSL). A iniciativa, que ocorre no Parque do Bom Menino, faz parte do projeto Mexa-se e tem o objetivo de prevenir ou detectar problemas de saúde nos profissionais que desempenham suas funções nas praias da Ponta d’Areia e Olho d’Água. O projeto envolve as secretarias municipais de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Saúde (Semus). 

O intuito é atuar na prevenção e no cuidado com a saúde, para evitar lesões, contusões e fadiga, principalmente durante o desempenho dos trabalhos. Desse modo, todos os guarda-vidas foram convocados para comparecerem, durante a semana, ao Parque do Bom Menino, onde estão sendo atendidos pelo Projeto Mexa-se, da Semus.“É de grande valia para os profissionais receberem a atenção e o cuidado com a saúde como a Prefeitura tem feito. Um exemplo é essa ação conjunta em prol dos guardas municipais que trabalham na orla de São Luís. Esses servidores estão o tempo todo prontos para salvar vidas e se preparam nas instruções. Portanto, nada mais oportuno que saber os níveis de fatores de risco em termos médicos, físicos e nutricionais”, destacou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso.

No local, os servidores passam por procedimentos sob orientação de educador físico e médico nutricionista. Os profissionais verificam, por exemplo, o percentual de massa magra e massa gorda e flacidez/volume muscular, medindo o nível de gordura na região abdominal e peso corporal. 

“Quando assumi o grupamento tive uma preocupação muito grande quando olhava para a tropa em vários aspectos, como alimentação e condicionamento físico. Nossos servidores precisam ter desenvoltura nos salvamentos e nas atividades diárias. E por isso, precisamos saber como está a saúde deles”, enfatizou o subinspetor Antônio Carlos, gestor do Corpo de Guarda-Vidas. 

Saúde

A médica nutricionista Maria de Nazaré, do “Projeto Mexa-se”, explicou que, conforme a necessidade individual, serão solicitados os exames de rotina.

“Nós estamos avaliando o estado nutricional dos pacientes, para melhorar a questão da alimentação, tratar as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e associar o tratamento medicamentoso e alimentar. Sabemos que a alimentação reflete diretamente no estado nutricional”. 

Para o guarda-vidas Humberto Ferreira, que ingressou na Guarda Municipal de São Luís em 1991, a iniciativa é importante para manter, acima de tudo, a qualidade de vida.

“Estou muito feliz por estar fazendo esses exames. O que está em jogo é o cuidado com a saúde, por isso, devemos ter em mente se nossa alimentação está balanceada, se estamos com o coração em bom estado, se estamos acima do peso ou se estamos praticando poucas atividades físicas. Então, quando cuidamos de nós, também cuidamos da população”, analisou. 

A ação surgiu a partir de diálogos entre a Semus, o Corpo de Guarda-Vidas e o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da GMSL, cuja sede fica no Parque do Bom Menino.

“Quando nós solicitamos à Secretaria Municipal de Saúde a avaliação dos componentes do GPA para o projeto ‘Bike Patrulha’, em uma das reuniões de coordenação, conversamos sobre ampliar os procedimentos para os guarda-vidas, já que nossos serviços são afins, ou seja, segurança pública, sendo eles na praia e nós em terra. E a Semus é uma grande parceira nossa aqui no parque”, frisou o inspetor Ivaldo Fonseca, gestor do GPA.

OUTRAS NOTÍCIAS