Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Prefeitura de São Luís celebra Dia Municipal dos Blocos Tradicionais

07/05/2022 10h10 - Atualizada em 08/05/2022 19h33

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e das secretarias municipais de Cultura (Secult) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizará, neste domingo (8), uma grande comemoração ao Dia Municipal dos Blocos Tradicionais, instituído pela Lei 4.698/2006. O evento acontecerá a partir das 11h30, na frente do Palácio de La Ravardière, sede do Executivo Municipal.

O cortejo dos blocos seguirá para a Feirinha São Luís, programa dominical que se estrutura ao longo da Praça Benedito Leite, ruas de Nazaré e do Egito e Largo do Carmo, no Centro Histórico, e contará com a participação da Academia de Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão e da Associação Maranhense dos Blocos Carnavalescos, que serão representadas por 16 agremiações de blocos tradicionais.

A data escolhida para homenagear os Blocos Tradicionais, 8 de maio, é o dia de nascimento do mestre Walmir Moraes Corrêa, fundador do bloco tradicional Os Foliões e considerado uma grande personalidade do carnaval maranhense. Walmir morreu em 27 de junho de 2010.

Os blocos tradicionais são uma importante manifestação cultural ludovicense, que alegra os carnavais de São Luís há mais de um século, cujos ritmos entoados são oriundos da fusão de sons obtidos pelos tambores contratempo, retintas, cabaças, reco-recos, agogôs, ganzás, maracás, rocas, apitos e afoxés. Além destes instrumentos, mais recentemente, também foram incorporados os de corda, como banjo, violão e cavaquinho, o que resulta em diversos estilos musicais.

O quê: Comemoração do Dia Municipal dos Blocos Tradicionais

Quando: 8 de maio (domingo), a partir das 11h30