Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Prefeitura de São Luís realiza formatura da 1ª turma do Programa Canteiro Escola

04/04/2022 16h55 - Atualizada em 14/04/2022 15h32

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), e em parceira com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA) e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA, SESI e SENAI e SEBRAE-MA), realiza nesta quarta-feira (6), às 18h, no Teatro João do Vale, a formatura da 1ª turma do Programa Canteiro Escola.

O Programa, que tem o objetivo de capacitar mão de obra para a construção civil, visando a conservação dos bens culturais protegidos por lei, teve carga horária de 400h aulas práticas/pedagógicas, bolsa-auxílio no valor de R$ 300,00, alimentação, transporte, fardamento e certificação de qualificação profissional emitida pelo SENAI. Ao todo, 27 alunos concluíram os cursos de Pedreiro de Revestimento e Pintor de Obras Imobiliárias, oferecidos pelo Programa.

O primeiro bem arquitetônico recuperado por meio do Programa Canteiro Escola foi o Mercado das Tulhas, também conhecido como Feira da Praia Grande ou Casa das Tulhas, uma construção do início do século XIX, considerado o mais antigo mercado de São Luís. A edificação integra o conjunto tombado em nível Federal e fica na área declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1997. As quatro fachadas do mercado receberam intervenções como reboco, beirais, esquadrias, gradis e pintura.

A iluminação artística e as portadas em cantaria do mercado também passaram por renovação. A iluminação foi desenvolvida e executada pela Citelum Groupe, que contemplou o posteamento em volta do mercado e as suas fachadas. As molduras em cantaria de mármore Lioz português das portas passaram por serviços de conservação e limpeza executadas pela empresa Angra Construção e Restauro. Todos os serviços foram acompanhados e orientados pelos arquitetos da FUMPH, com amplo conhecimento em preservação e restauração artística.

O SINDUSCON e o Sistema FIEMA foram responsáveis pela aquisição e manutenção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), durante a realização do curso, conforme determinação da legislação vigente e orientados pelo SENAI-MA. A equipe técnica da FUMPH deu suporte especializado aos professores e supervisionou as aulas.