Fundação Municipal de Patrimônio Histórico

Prefeitura de São Luís abre exposição sobre os ofícios que envolvem a manifestação de bumba-meu-boi 

01/07/2021 13h21 - Atualizada em 07/07/2021 17h33
Secom

vídeoA noite desta quarta-feira (30), último dia do mês e data em que se celebra o dia nacional do bumba-meu-boi e de São Marçal, foi marcada pelo brilhantismo da pré-estreia de “Boi brinquedo - carcaça, bordado e miolo”, exposição organizada pela Prefeitura de São Luís e parceiros, prestigiada pelo prefeito Eduardo Braide e convidados. 

A mostra, que estreará neste 1º de julho, com exibição pública até o próximo dia 31, entre 9h e 18h, acontece na sede da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (FUMPH), localizada no casarão de número 258 da Rua Portugal, no Centro Histórico, e reúne 16 bois e filme sobre o tema. Por causa da pandemia e medidas de combate à Covid-19, o acesso ao local será restrito a grupo de cinco pessoas.

“Até o próximo dia 31 aproximaremos ainda mais o bumba-meu-boi da nossa população. Por meio da exposição ‘Boi brinquedo’ vamos dar a todos a oportunidade de conhecer um pouco mais da história dessa nossa rica manifestação. Todos que amam e quiserem conhecer a história de perto, de como é feita a carcaça do boi, o bordado e até de como o miolo dança, poderá visitar a FUMPH para prestigiar essa exposição que traz histórias, memórias, crenças e muitos saberes”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A pré-estreia da exposição “Boi brinquedo - carcaça, bordado e miolo” também marcou o 16º Encontro de Miolos de Bumba meu boi do Maranhão que, por causa da pandemia de coronavírus, aconteceu de forma reduzida, sem a multidão cultural a que a população estava acostumada reverenciar, como quando há dois anos, última vez em que aconteceu o evento com mais de 200 miolos presentes.

Porém, a exposição organizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da FUMPH em parceria com a Associação Folclórica Flor do Sertão, cumpriu com o objetivo de celebrar a data e não deixou por menos. Na ocasião, o miolo vestiu o ofício e agitou os convidados da pré-estreia da exposição em frente ao casarão sede da fundação de patrimônio municipal, que apresenta de suas janelas, do alto do primeiro e segundo pisos, até o próximo dia 31, belas carcaças bordadas de bois maranhenses. 

“Essa mostra tem um objetivo: tornar visível os ofícios de quem faz a carcaça, o bordado e o miolo do boi. A ideia é mostrar o que está por trás do boi para que ele possa aparecer. As pessoas, na maioria das vezes, não conhecem quem e o quê está envolvido na construção dessa manifestação de bumba-meu-boi, que é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e Patrimônio Brasileiro pelo Iphan, por isso essa exposição. O que nós queremos é valorizar quem dá vida ao boi que tanto amamos”, destacou a presidente da FUMPH, Kátia Bogéa. 

Outro órgão municipal parceiro na exposição, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) tem reforçado a valorização das mais tradicionais manifestações culturais da capital, como o bumba-meu-boi, para nutrir o sentimento de pertencimento por parte da população. “A carcaça é o ventre que abriga o nosso boi. O bordado é a pele, o brilho do boi. E o miolo é a alma do boi”, destacou o secretário de cultura, Marco Duailibe. 

Além da Secult e Associação Folclórica Flor do Sertão, também são parceiros da Prefeitura de São Luís e FUMPH na exposição “Boi brinquedo - carcaça, bordado e miolo”, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), representado na pré-estreia pelo presidente Fábio Nahuz, e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), representada pelo presidente Edilson Baldez. 

Também estiveram presentes os secretários de Turismo, Saulo Santos e sua adjunta, Sabrina Martins; o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão; a secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires; o secretário-adjunto de Comunicação, Igor Almeida; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão, Maurício Itapary; e o vereador Marcial Lima (Podemos).

Fique por dentro 

Ainda como parte da programação da mostra “Boi brinquedo - carcaça, bordado e miolo”, será realizada, no dia 9 de julho, às 20h, pela Associação Flor do Sertão, uma live solidária no seu canal do Youtube. Na ocasião, haverá transmissão de vídeos gravados com retrospectivas e depoimentos sobre o Encontro de Miolos. O objetivo é arrecadar cestas básicas a serem destinadas aos miolos, bordadores, desenhistas e armadores do bumba meu boi de todos os sotaques.