Escola de Governo e Gestão Municipal

Prefeitura lança roteiro turístico 'Quilombo Cultural de São Luís'

16/09/2022 12h51 - Atualizada em 19/09/2022 15h49
Secom

A cultura dos bairros Liberdade, Diamante, Fé em Deus e Camboa, que juntos formam a área do maior quilombo urbano da América Latina, será ainda mais valorizada. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), lança neste sábado (17), o roteiro ‘Quilombo Cultural de São Luís’. O ponto de partida será no Mercado Municipal da Liberdade, às 17h.

O roteiro percorrerá a rua Gregório de Matos, passando pelo Mercado Municipal da Liberdade, pela sede do Bloco Netos de Nanã, culminando na produtora de reggae Novo Quilombo. O roteiro será conduzido pelo guia de turismo João Marcelo, que vai contar a história do quilombo, composto pelos quatro bairros.

O início do roteiro será celebrado com um banho de cheiro realizado pelo terreiro Ylé Ashé Oba Yzôo, seguindo com o cortejo do Bloco Afro Netos de Nanã, contando, ainda, com uma oficina de reggae na produtora Novo Quilombo. Fazem parte da primeira edição do roteiro: Mercado Municipal da Liberdade, Terreiro Ylé Ashé Oba Yzôo, Bloco Tradicional Os Indomáveis Show, Bumba Meu Boi da Floresta, Terreiro Ilé Ashé Ogum Sogbô, Bloco Afro Abiyeyé Maylô, Tambor de Crioula Maracrioula, Bumba Meu Boi de Leonardo, Produtora Novo Quilombo – Reggae, Bloco Afro Netos de Nanã.

“Este roteiro promovido pela Prefeitura tem como objetivo fortalecer ainda mais a cultura ludovicense. O objetivo é que seja criado um fluxo intermitente de visitação nesses espaços. Dessa forma, teremos uma maior movimentação financeira nesses bairros que compõem o quilombo. Além disso, todos os moradores e visitantes terão a oportunidade de conhecer a cultura incrível que São Luís tem”, destacou Saulo Santos, secretário municipal de Turismo.

Foram instaladas placas de identificação em cada um dos locais que compõem o roteiro e também placas de sinalização na Avenida Camboa e na Rua Gregório de Matos, com o objetivo de facilitar o acesso do público. Esse trabalho foi realizado em colaboração com as secretarias de Trânsito e Transportes (SMTT) e Urbanismo e Habitação (Semurh), bem como Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid).

O roteiro

O ‘Quilombo Cultural São Luís’ foi iniciado no ano de 2021, com o mapeamento e visitação de barracões do Bumba Meu Boi, que são espaços onde acontecem a produção das vestimentas, reuniões e ensaios dos grupos que compõem uma das maiores manifestações culturais do Maranhão, sendo detentora, inclusive, do título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e casas religiosas de matriz africana, que têm muitos adeptos em todo o território maranhense também.

Além disso, foram mapeadas e visitadas casas de reggae, um dos ritmos mais escutados no estado, casas de Tambor de Crioula, manifestação que tem o título de Patrimônio Cultural do Brasil concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também sedes dos Blocos Afro e Blocos Tradicionais, mais duas expressões culturais muito fortes em São Luís.

Nos meses de março e abril foram realizadas 12 capacitações para os representantes dos estabelecimentos que fazem parte do roteiro, também abertos para comunidade em geral.

Esse período de visitação e mapeamento durou oito meses, nos quais a Setur estabeleceu contato com a comunidade e, junto a ela, criou a versão piloto do roteiro ‘Quilombo Cultural São Luís’.

O vereador Raimundo Penha (PDT) e o líder comunitário César Bombeiro também apoiaram essa iniciativa, bem como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Taguatur Turismo.

OUTRAS NOTÍCIAS