Escola de Governo e Gestão Municipal

Artistas locais emocionam público com shows no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão

17/06/2022 18h06 - Atualizada hoje 08h47
Secom

O Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, palco por onde tem se apresentado as melhores atrações juninas, como danças folclóricas como bumba meu boi, cacuriá e tambor de crioula, também abre espaço para os artistas locais.

Nesta sexta (17), é a vez de Mano Borges comandar a noite. A programação tem início às 18h, e, além do show do artista, a festança junina terá as apresentações do grupo Carroça é Nossa, dança portuguesa Harmonia de Portugal, bois de Axixá e Lendas e Magias, Cia Encantar e bois de Upaon Açu e de Ribamar. Os grupos Forró Pesado, Forró Pegado e Trio Mandacarú tocam no Barracão do Forró.

"Incentivar os artistas locais é uma das prioridades da gestão do prefeito Eduardo Braide. E o Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, não poderia deixar de dar visibilidade aos talentos maranhenses, que cantam a nossa terra, a nossa cultura. A cada noite de arraial, temos um artista diferente. Confira a programação e não fique de fora", convida o secretário de Cultura, Marco Dualibe.

As atrações que animaram o público, na última quinta-feira (16), foram a dança do boiadeiro Cowboys de Ouro, dança portuguesa Arte e Beleza de Portugal, show com Célia Sampaio, e bois Encanto do Olho D'água, Barrica e Juventude de Miranda do Norte. Quem gosta de dançar coladinho, aproveitou o som de Raimundinho e Forró Pé No Chão, e Made In Xote no Barracão do Forró.

Cantora e compositora de reggae, Célia Sampaio é natural do bairro Liberdade e também produz corte e costura ligados a elementos africanos. Voz forte, simplicidade, presença de palco marcante, vestido e acessórios com motivos africanos. Tudo na performance da artista remete à cultura negra.

"Temos a expectativa de fazer uma boa apresentação, passar nossa mensagem junina misturada com uma pitada de reggae. Me sinto valorizada como artista, porque temos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho para um público maior, com toda uma estrutura logística e de qualidade de som proporcionada pela Prefeitura", explica Sampaio.

Quando a artista entrou no palco, alguém na plateia gritou: "Linda!". Era a pedagoga Shamach Pacheco, 27 anos, que veio assistir ao show com o marido, o advogado Jackson Roger, 45 anos, e o filho, o pequeno Antônio Akin, de 6 meses. Acompanharam a família, os amigos Nat Maciel e Raimundo Matos.

Shamach é amiga e fã da cantora. "Sou muito fã porque ela é uma mulher negra da cena maranhense, referência como cantora e pessoa. O som que ela faz significa essa vibração, esse calor do reggae. A iniciativa da Prefeitura de convidar artistas locais para os arraiais é válida, principalmente para os que estão em início de carreira", ressalta.

O casal goiano Carlos Gomides, 59 anos, odontólogo, e Evanilde Gomides, 57 anos, funcionária pública, gosta de aventura. Eles fizeram uma expedição de travessia dos Lençóis Maranhenses, com quatro dias de caminhada de Barreirinhas a Santo Amaro e em São Luís se encantaram com a festança na Maria Aragão.

"Nossos amigos, que foram na expedição, voltaram para Goiânia e nós ficamos para conhecer São Luís e sua cultura. Já visitamos Alcântara, Raposa e São José de Ribamar. Agora estamos aproveitando a programação junina. Amanhã, eu venho de novo para assistir o boi de Axixá", conta Carlos Gomides.

Casada há 30 anos, Evanilde Gomides explica que seu marido fez faculdade em São Luís, de 1983 a 1988, e sempre falava em trazê-la para conhecer a cidade.

"A gente gosta muito de trilha e os Lençóis foi um dos melhores passeios que já fizemos. Os maranhenses são muito hospitaleiros e a comida daqui é muito gostosa", compartilha.

PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA – Arraial da Cidade

Dia 17 de junho – sexta-feira

18h - Grupo Carroça é Nossa

19h - Dança Portuguesa Harmonia de Portugal

20h - Boi de Axixá

21h - Show de Mano Borges

22h - Boi Lendas e Magias

23h - Cia Encantar

0h - Boi de Upao Açu

1h- Boi de Ribamar

 

Dia 18 de junho – sábado

18h - Comemoração do Dia Nacional do Tambor de Crioula

20h - Boi Mocidade Axixaense

21h - Show de Thais Moreno

22h - Cacuriá Assa Cana

23h - Boi União da Baixada

0h - Boi de Sonhos

1h - Boi de Maracanã

 

Dia 19 de junho – domingo

18h - Grupo Folias Juninas

19h - Cacuriá Mirim de Hildener

20h - Barriquinha

21h - Show de Vicente Melo (Canta João)

22h - Boi Brilho da Ilha

23h - Boi de Morros

OUTRAS NOTÍCIAS