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Prefeitura de São Luís registra mais de 88 mil atendimentos na Secretaria Municipal da Fazenda em 2021

12/01/2022 18h29 - Atualizada em 24/01/2022 13h49
Secom

Ao longo de 2021, a Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), realizou mais de 88 mil atendimentos ao contribuinte, dentre presenciais na sede órgão, nos postos de atendimento externos e também pelos canais on-line (WhatsApp e e-mail). Esses números são resultado das ações de modernização e melhoria na prestação de serviços realizadas no órgão pela gestão do prefeito Eduardo Braide.

Atualmente, a sede da Semfaz concentra a maior parte dos atendimentos presenciais, acumulando cerca de 55% dos atendimentos realizados em 2021, acompanhada pelo atendimento via WhatsApp, que somou 25% dos atendimentos entre janeiro a dezembro, tendo o ápice das suas atividades em dezembro, em que cerca de 1.547 demandas foram resolvidas pelo canal on-line.

A descentralização do setor de atendimento da Semfaz, com a abertura de postos distribuídos pela cidade, com atendimento em horário estendido e o atendimento via WhatsApp e e-mail, resultaram na diminuição das filas na sede do órgão, dando mais agilidade e conforto ao cidadão.

“Para este ano e os próximos temos grandes planos para a Semfaz. Estamos trabalhando na modernização do sistema tributário municipal, que garantirá mais celeridade e eficácia nos serviços do órgão, assim como a viabilização de novos postos e a melhoria no atendimento via WhatsApp, em que percebemos ser um canal muito bem aceito pela população”, afirmou o secretário municipal da Fazenda, José Azzolini.

Números

De acordo com dados do relatório do atendimento da Semfaz, em 2021, o órgão registrou 88.317 atendimentos. A sede acumulou 55% dos atendimentos, seguida pelo atendimento via WhatsApp (25%), Shopping da Ilha (7%), Golden Shopping (5%), Shopping Passeio e São Cristóvão (2%) e Cohab (1%). Os meses de julho e agosto, concentraram mais atendimentos durante todo o ano, sendo 9.340 atendimentos realizados em julho e 9.285 em agosto. 

O contribuinte também tem acesso a grande parte dos serviços da Semfaz, como emissão de Alvará, IPTU, ISS, ITBI e outros impostos municipais, via portal (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br). 
No período de 1° de janeiro a 31 de dezembro, o site da Semfaz obteve 1.573.302 visualizações de página, com a maior parte dos acessos sendo registrados no mês de junho que acumularam mais de 4 mil acessos por dia. 

Canais de atendimento on-line
 
Para o atendimento on-line, o cidadão deve entrar em contato com a Semfaz, por meio dos contatos (apenas WhatsApp): (98) 99162-9940 e 99156-0673, ou pelo e-mail info@semfaz.saoluis.ma.gov.br. 
 
Pelo WhatsApp Semfaz, os contribuintes têm acesso a diversos serviços, dentre eles, emissão de IPTU, alvará, certidão de débitos, certidão de ITBI, guias, notas fiscais, consulta de processos e esclarecimento de dúvidas diversas. 
 

Ao entrar em contato pelo WhatsApp, o contribuinte já recebe todas as orientações, o que resulta no atendimento mais célere e com qualidade.

Postos de atendimento
 
Setor de Atendimento da Semfaz (Avenida Kennedy, n° 1455) - De segunda a sexta-feira - das 8h às 16h
 
Viva Cidadão (Shopping da Ilha) – Agendamento pelo site do Procon - De segunda-feira a sábado - das 10h às 22h
 
Viva Cidadão (Golden Shopping) – Agendamento pelo site do Procon - De terça-feira a sábado - das 10h às 22h
 
Viva Cidadão (Shopping Passeio – Cohatrac) – Agendamento pelo site do Procon - De segunda a sexta-feira - das 10h às 22h
 
Centro de Apoio ao Trabalhador (Cohab) - De segunda a sexta-feira - das 8h às 14h
 
Terminal de Integração do São Cristóvão – Agendamento pelo site do Procon - De segunda a sexta-feira - das 7h às 17h

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