Escola de Governo e Gestão Municipal

Prefeito Eduardo Braide realiza a entrega de certificados para primeira turma do Programa São Luís + Empreendedora

21/09/2021 17h49 - Atualizada em 23/09/2021 08h27
Secom

O prefeito Eduardo Braide realizou, nesta terça-feira (21), no Auditório Reis Perdigão, na sede da Prefeitura Municipal, a entrega de certificados para 40 alunas da primeira turma do Programa São Luís + Empreendedora. A iniciativa, idealizada por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico Social (AMDES), tem como objetivo incentivar a geração de emprego e renda para a população. 

“Isso se chama oportunidade e nós trabalhamos todos os dias, para garantir uma cidade melhor para todos. A partir de agora, com a realização desses cursos e a entrega desses certificados, todas essas alunas terão a chance de garantir uma renda para suas famílias, o que será muito importante para São Luís e a partir disso, tenho plena certeza, que outras oportunidades virão”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

O presidente da AMDES, Felipe Mussalém, afirma que o programa representa uma das prioridades da gestão municipal, que é a geração de renda para as famílias ludovicenses, durante o período da pandemia de Covid-19, onde a oferta de emprego é menor. “O prefeito Eduardo Braide tem como uma das suas prioridades a geração de renda. Por isso, o São Luís+ Empreendedora é um pontapé inicial de uma política que já nasceu exitosa, que é justamente garantir isso às famílias ludovicenses neste período de pandemia, onde a oferta de emprego e oportunidades é muito escassa. Fico muito feliz que todas essas mulheres tenham chegado até o final desses cursos e que agora, seja o início de uma trajetória de sucesso”, afirmou. 

Receberam os certificados, 20 alunas dos cursos de Design de Sobrancelhas e 20 do curso de Depilação. Foram entregues também, a todas as participantes, um kit fomento, ofertado pelo Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), para iniciarem de imediato as atividades profissionais. 

As aulas de capacitação técnica e empreendedora foram ministradas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai), que são parceiros da iniciativa. 

Também participaram do evento, o diretor regional do Senac, Ahirton Lopes; o diretor técnico do Sebrae/MA, Mauro Borralho; e a presidente do Instituto IBRAPP, Rita Salgado. Cursos

Ao todo, 150 inscrições foram recebidas, por meio do site e das redes sociais da AMDES, para concorrer às vagas. Após uma seleção, 40 participantes foram escolhidas para iniciarem as aulas que foram realizadas presencialmente, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. 

As aulas dos cursos de capacitação técnica, foram ministradas por professores especialistas do Senac, nas Salas do Empreendedor nos bairros Cohab e Anjo da Guarda. As aulas, também, incluem treinamento empreendedor, por meio do Sebrae, para gerirem seus negócios. 

Outras duas turmas de cursos de capacitação serão realizadas durante o mês de outubro no bairro Coroadinho, em parceria da Prefeitura de São Luís com o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP).

Alunas aprovam a iniciativa

As primeiras alunas certificadas pelo programa São Luís + Empreendedora, externaram a satisfação e alegria de participarem do projeto. Maria Francisca da Silva, aluna do curso de depilação, afirmou que graças ao curso, poderá gerar renda para sustentar a família. “Estou muito feliz hoje de receber esse certificado que é a conclusão de um curso que foi muito importante para mim. Agradeço de coração ao prefeito Eduardo Braide por essa iniciativa e a partir de agora, vou ter como gerar uma renda e sustentar minha família”, disse. 

Antonieta Pereira de Sousa, aluna do curso de design de sobrancelhas, elogiou o corpo de professores e a assistência que foi recebida durante o período do curso. A aluna, também manifestou a satisfação em ter participado do curso. “Estou muito grata e muito feliz por essa oportunidade. Tivemos um corpo de professores maravilhoso, que nos deu todo o suporte que foi essencial para todas nós. Espero que esse projeto avance e alcance muitas pessoas, porque tudo que nós que estamos sem renda precisamos, é de oportunidades para crescer”, afirmou.

São Luís+ Empreendedora

O programa São Luís + Empreendedora é uma iniciativa da Agência Municipal de Desenvolvimento Social (AMDES), com o objetivo de oferecer cursos voltados para a geração de emprego e renda. 

A iniciativa conta com mais de 20 cursos de capacitação técnica, de empreendedorismo e formalização Microempreendedor Individual (MEI). Além disso, o programa realiza a capacitação, orientação, acesso a mercados e mentoria de gestão para micro, pequenas e médias empresas.

 

OUTRAS NOTÍCIAS