Escola de Governo e Gestão Municipal

Prefeitura inicia vacinação contra Covid-19 de pessoas com Síndrome de Down e com comorbidades

04/05/2021 16h42 - Atualizada em 05/05/2021 22h04
Secom

A Prefeitura de São Luís iniciou, nesta terça-feira (4), a vacinação contra a Covid de pessoas com Síndrome de Down e pessoas com comorbidades. A imunização deste público está sendo realizada no Centro Municipal de Vacinação no Multicenter Sebrae, no Cohafuma. Para se vacinar é preciso estar cadastrado na plataforma #VacinaComorbidades. 

"São Luís é uma das primeiras cidades a começar a vacinação de pessoas com Síndrome de Down e com comorbidades relacionadas pelo Ministério da Saúde. Com o recebimento do lote de doses da Pfizer, avançamos em mais uma etapa do Plano Municipal de Vacinação. O trabalho coordenado pelo Município vem garantindo a continuidade na imunização desde o dia 19 de janeiro, quando iniciamos a campanha de vacinação contra a Covid em nossa cidade", destacou o prefeito Eduardo Braide.

A vacinação de pessoas maiores de 18 anos com Síndrome de Down e pessoas com comorbidades segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização, que estabeleceu este público como um dos prioritários na imunização contra o novo coronavírus. Para o grupo, o Município está aplicando o imunizante da Pfizer e o intervalo entre as duas doses deve ser feito com 12 semanas, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

Nesta terça-feira (4), estão sendo vacinadas pessoas com Síndrome de Down, grávidas e puérperas com comorbidades acima dos 18 anos; além de pessoas com 59 anos que tenham qualquer das comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização. Pacientes renais crônicos (dialíticos) serão vacinados na unidade onde realizam as sessões de hemodiálise.

Lilia de Sousa dos Reis, 47 anos, tem Síndrome de Down e foi uma das vacinadas nesta terça-feira, o que trouxe alívio para sua família.

“A gente estava esperando esta vacina com muita ansiedade porque pessoas com Síndrome de Down já têm a imunidade baixa. Então, esta vacina é muito importante. A gente fica bem mais tranquilo agora. Depois da segunda dose vamos ficar totalmente aliviados”, disse José Oliveira dos Reis, pai de Lilia.

Quem também não perdeu tempo e já tomou a primeira dose do imunizante foi a empresária Cibele Esteves Batista Podavi, 39 anos, que está grávida e tem apenas um dos rins. “Uma gravidez chegando aos 40 anos já inspira maiores cuidados. No meu caso, que sou paciente renal, esta vacina é a garantia de que vou conseguir manter minha saúde e ter meu filho sem complicações. A gente fica bem mais tranquilo e com esperança de poder voltar à vida normal”, comentou. 

Calendário 

As pessoas que estejam inseridas no grupo de comorbidades devem ficar atentas ao calendário de vacinação, que está disponível nos canais oficiais da Prefeitura nas redes sociais. Na quarta-feira (5) serão vacinadas pessoas a partir de 18 anos com Síndrome de Down, grávidas, puérperas, pacientes renais crônicos e pessoas com 57 e 58 anos que tenham qualquer das comorbidades do PNI. 

Na quinta-feira (6), serão vacinados pessoas a partir de 18 anos com Síndrome de Down, grávidas, puérperas, pacientes renais crônicos e pessoas com 55 e 56 anos que tenham comorbidades. 

Cadastro

Para garantir a vacinação, pessoas com Síndrome de Down e pessoas com comorbidades (doenças preexistentes que podem agravar o quadro de saúde em caso de infecção pela Covid-19) devem se cadastrar na plataforma #VacinaComorbidades (https://www.saoluis.ma.gov.br/vacinacomorbidades). 

Poderão ser vacinadas pessoas desse grupo que têm de 18 a 59 anos que atendem a orientação do Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde. É necessário apresentar no momento da vacinação o relatório médico ou laudo que comprove a comorbidade. Além disso, a pessoa que vai receber a vacina precisa levar para o local da imunização uma folha de triagem já preenchida, para agilizar o atendimento. Essa ficha está disponível na plataforma #VacinaComorbidades.