Central de Licitações

Prefeito Eduardo Braide participa de posse da nova diretoria e sede administrativa da Amasp

29/03/2023 18h20 - Atualizada em 17/04/2023 15h16
Secom

O prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, participou, na última terça-feira (28), da cerimônia de posse da nova diretoria e da inauguração da sede da Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), localizada Monumental Shopping (Renascença). O evento contou com a participação de vários empresários e autoridades locais. 

Na ocasião, o prefeito destacou a importância da colaboração mútua entre poderes público e privado, frisando as melhorias para a população e para os empresários das obras de mobilidade urbana que estão sendo realizadas pela cidade e dos avanços que estão por vir com a aprovação do Plano Diretor da cidade.

“Eu sempre digo que se o poder público não atrapalhar a iniciativa privada, ele já estará fazendo um bom negócio. Mas, ele precisa ir além disso, tem que apoiar, ajudar e estender as mãos naquilo que for possível em relação ao poder público. Portanto eu queira dizer que, assim como nenhum supermercado começa suas atividades sem um terreno, ninguém chega ao supermercado, seja para trabalhar seja para fazer alguma compra, se nós não tivermos mobilidade urbana na cidade. Por isso, destaco, além da aprovação do Plano Diretor na Câmara Municipal de São Luís, uma grande intervenção que começamos para melhorar a mobilidade na cidade com o programa Trânsito Livre”, pontuou o prefeito Eduardo Braide. 

Outro ponto destacado pelo prefeito de São Luís foi a substituição, na época da pandemia, de cestas básicas adquiridas em São Paulo, para os estudantes das escolas públicas, para a implantação do cartão alimentação, com investimento, só naquele ano, de R$ 35 milhões em produtos adquiridos em São Luís, principalmente nos supermercados dos bairros da cidade.

Além da posse da diretoria, também foi entregue as novas instalações da sede administrativa da Amasp, incluindo a nova Galeria dos Presidentes, localizada na sala de reuniões e o auditório, que recebeu o nome de Manoel Alves Ferreira, em homenagem ao empresário de mesmo nome, um dos fundadores da associação. A noite foi marcada ainda pela comemoração dos 45 anos da Amasp.

A primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da Amasp em ações sociais do projeto Cuidar Mais, do qual ela é coordenadora.

“Estou muito feliz em participar desse momento tão importante para a Amasp, uma instituição que todas as vezes que solicitamos esteve do nosso lado, ajudando nas ações que desempenhamos no projeto Cuidar Mais, sempre compartilhando conosco a missão de cuidar mais das pessoas da nossa cidade. Então, além de festejar, estou aqui também para agradecer pessoalmente por essa parceria de solidariedade”, disse Graziela Braide.

Associação

Fundada no dia 28 de março de 1978, a instituição associativa tem como objetivo principal congregar os supermercadistas em atividade no estado do Maranhão. Desde a sua criação, a Amasp evoluiu em busca da modernização e fortalecimento do segmento. Comandada pelo empresário Manoel Antônio Souza Barbosa, reeleito presidente, a Amasp vem se destacando e realizando diversas ações para o crescimento do movimento associativo.

Em seu discurso, o presidente reeleito, Manoel de Souza Barbosa, enfatizou a expansão e capacidade empreendedora do setor, que colaboram para geração de empregos e renda em todo o Maranhão.

“Quando, em 28 de março de 1978, a Associação Maranhense de Supermercados foi fundada, eu tenho certeza que aqueles homens visionários ainda não conseguiam enxergar até onde o seguimento empresarial poderia chegar em nosso estado. Atualmente o setor emprega 40 mil pessoas no Maranhão, o que equivale a 25% de todos os postos de trabalho do comércio do estado, conforme mostra os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Quando fiz o discurso de posse da primeira gestão em 2021, citei que eram 34 mil trabalhadores, no seguimento supermercadista maranhense. De lá para cá, em apenas dois anos, foram mais seis mil vagas de trabalho formais geradas, demonstrando que o setor permanece em constante crescimento e expansão”, pontuou o presidente da Amasp.

Já o vice-presidente da Amasp, lIson Mateus, ressaltou o trabalho realizado pela associação ao longo das últimas quatro décadas.

“Falar da Amasp é falar de união e trabalho. Nesses 45 anos, a entidade evolui, lutou pelo fortalecimento do setor e pela promoção do diálogo com o sindicato. Empresários e indústria, uma missão que exigiu dos presidentes, ao longo dessas mais de quatro décadas, sabedoria, visão empreendedora e dedicação a um segmento que é um dos maiores responsáveis pelo abastecimento no nosso Estado”, disse lIson Mateus. 

O prefeito Eduardo Braide, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Lago, o empresário e vice-presidente da Amasp, lIson Mateus, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), Maurício Aragão Feijó, estiveram ao lado do presidente reeleito, Manoel de Souza Barbosa, compondo o dispositivo de honra da cerimônia.

“A Amasp, na pessoa do Manoel Barbosa, e de todos os outros presidentes que passaram, traz muita tranquilidade para nós, tanto pelo trabalho que eles já realizaram como pelo que realizam. A Fecomércio, do qual Manoel Barbosa é vice-presidente, fica muito satisfeita por ver uma instituição como essa completando 45 anos. A nossa instituição aqui no Maranhão completa neste ano 70 anos. O Sesc e o Senac têm um pouquinho a mais. Isso demonstra o quanto o empresariado se dedica às causas da economia, da instituição, do associativismo”, declarou o presidente da Fecomércio, Maurício Aragão Feijó.

Após a leitura do Termo de Posse, os membros da diretoria eleita assinaram o documento. Em seguida, foi dada a oportunidade de fala para os integrantes da mesa e, logo depois, foi descerrada a faixa de inauguração da nova sede, com visita dos presentes às suas dependências, com oferecimento também de um coquetel.

OUTRAS NOTÍCIAS