Central de Licitações

Prefeito Eduardo Braide recebe alunos da U.E.B. Primavera (Cohatrac) vencedores da 38ª Jornada Brasileira de Foguetes

28/03/2023 18h56 - Atualizada em 17/04/2023 15h16

Com empolgação, medalhas e muita história para contar. Foi assim que os alunos do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Primavera, do Cohatrac, chegaram na manhã desta terça-feira (28), no gabinete do prefeito Eduardo Braide, no Palácio La Ravardière.

Os estudantes foram compartilhar a experiência na 38ª Jornada Brasileira de Foguetes, maior evento científico escolar do país, que ocorreu nos dias 20 a 23 de março, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde levaram o primeiro e segundo lugares na competição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

“Muito feliz em receber nossos alunos, nossas professoras, equipes da U.E.B. Primavera a quem eu parabenizo pelo primeiro e segundo lugares na Jornada Brasileira de Foguetes e eu firmo o compromisso de apoiar novamente a próxima jornada. A Prefeitura vai dar toda a estrutura necessária para os competidores. Além disso, entrei em contato com a direção do Centro de Lançamento de Foguetes de Alcântara e eles irão fazer uma visita para conhecer todo o Centro como forma de reconhecimento a essa conquista tão importante, uma conquista que vai inspirar novos alunos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental e consiste em construir e lançar foguetes por alunos individualmente ou em equipes, a partir de uma base de lançamento, e o mais distante possível. A MOBFOG é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, e podem participar alunos dos primeiros anos do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio.

No Maranhão, somente os quatro alunos da U.E.B. Primavera, do 9º ano e do EJA, foram selecionados para a competição nacional, graças aos excelentes resultados obtidos na etapa classificatória da MOBFOG, e também pelos resultados obtidos na 1ª Olimpíada Maranhense de Foguetes (OMAFOG), ambos em 2022.

Claryssa Sousa, Mateus Padilha (9º ano) e Udson Abreu e Cláudio Gabriel Santos (EJA) receberam Medalha de Ouro, graças aos dois melhores lançamentos da jornada, alcançando o primeiro e segundo lugares, dentre as 37 equipes participantes de todo o país.

Foguetes

A construção dos foguetes tem diversos materiais recicláveis na composição. Os alunos usaram garrafas PET, madeira, e até durepox no protótipo, além de muita ciência para fazer com que a propulsão do foguete, por meio de água e ar comprimido, conquistasse todos os critérios da competição.

A campeã Claryssa Sousa explicou que, além de todos os testes feitos antes da jornada, no dia da competição outros fatores também foram importantes.

“Nós ficamos observando o tempo e esperando o vento amenizar. Utilizamos, além de todos os estudos e testes, todas as estratégias possíveis para chegar nesse resultado”, disse a aluna empolgada, que agradeceu em seguida todo o apoio da Prefeitura de São Luís, de todos os professores no acompanhamento de toda jornada científica e também da parceria dos seus colegas de competição.

O aluno Cláudio Gabriel também agradeceu todo o apoio que recebeu. “Foi um prazer imenso representar minha escola e a minha cidade em Barra do Piraí e só tenho a agradecer ao prefeito, a secretária de Educação, e a cada um que nos apoiou durante toda essa jornada. Muito obrigado”, disse.

"A participação dos estudantes na 38ª Jornada Brasileira de Foguetes trouxe resultados muito significativos para a comunidade escolar e o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Prefeitura de São Luís foram fundamentais. Trazer pela primeira vez um resultado nacional em uma competição tão importante de astronomia, para nossa cidade e para o Maranhão, é um marco histórico e isso, com certeza, vai colaborar na formação de futuros cientistas na nossa região”, disse a professora Sandra Nogueira, que acompanhou os alunos e também foi premiada com medalha de ouro e certificado de participação.

A professora Dulcinéia Mendes também recebeu medalha de ouro e certificado, somando um total de seis medalhas de ouro entregues para a U.E.B. Primavera.

A gestora da unidade, Ana Lúcia Ferreira, falou do orgulho que tem não só da escola, mas também por ser uma unidade da rede pública municipal representando todo o Maranhão na competição.

“O orgulho maior é de saber que esses alunos vencedores são da rede municipal, e também por serem crianças que vêm de uma baixa renda, então, para gente é uma sensação de conquista maravilhosa”, enfatizou.

“É sempre muito gratificante saber que os nossos alunos estão avançando cada vez mais e conquistar o primeiro e segundo lugares no lançamento de foguetes é muito significativo. Só gratidão por ter professores, gestores, toda a equipe da Semed e o prefeito Eduardo Braide apoiando esses nossos alunos vencedores", disse a secretária adjunta da Semed, Gusmaia Mousinho.

Também estavam no encontro a professora Simone Barros; a superintendente de Ensino Fundamental, Juliana Barros; e a superintendente da Educação de Jovens e Adultos, Fabiana Moraes.