Central de Licitações

Prefeito Eduardo Braide apresenta potencial econômico de São Luís em encontro com o presidente da Toyota no Brasil

02/07/2022 03h14 - Atualizada em 15/07/2022 17h07

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, recebeu, nesta sexta-feira (1º), o presidente da empresa fabricante automotiva Toyota no Brasil, Rafael Chang, no Palácio La Ravardière, sede do Executivo Municipal. O encontro teve como objetivo apresentar os potenciais econômicos e de investimentos da capital maranhense.

“Apresentamos ao presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, as nossas potencialidades e tudo aquilo que a nossa cidade tem de atrativo econômico e turístico. Essa é a perspectiva: trazer cada vez mais investimentos para São Luís, gerar emprego e renda e sermos a cidade das oportunidades”, destacou o prefeito Eduardo Braide que, na ocasião, apresentou vídeo sobre as potencialidades da cidade, com ênfase nos projetos, obras e investimentos da gestão em São Luís”.

O encontro contou com a presença do senador Roberto Rocha (PTB); do deputado federal Josivaldo JP (PL); do deputado estadual, Hélio Soares (PL); do vereador Álvaro Pires (PMN).

O presidente da Toyota, Rafael Chang, disse que a empresa acredita muito no Brasil. “Estamos há mais de 70 anos no país e sempre olhando para oportunidades de investimento. A indústria automotiva está experimentando uma mudança muito forte com a mobilidade e a eletrificação. Para nós é uma oportunidade de conhecer São Luís e entender o potencial econômico da cidade”, enfatizou.

O senador Roberto Rocha falou da importância de trazer o representante da multinacional para a reunião com o prefeito Eduardo Braide e apresentou a Zona de Exportação do Maranhão (Zema) e os potenciais logísticos do Porto do Itaqui.

“O Maranhão está preparado para um processo de industrialização, e é chegada a hora, mais do que nunca, desse momento. O estado do Maranhão dispõe da Zema, e mostramos todos os atrativos internacionais que a cidade tem para poder receber esses investimentos aqui em São Luís” disse o senador.

Visita à EMAP

Após a reunião na Prefeitura, uma comitiva formada pelo prefeito Eduardo Braide, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, e outras autoridades acompanharam o presidente da Toyota em uma visita às áreas de exportações do Porto do Itaqui, que conheceu a localização geográfica e a movimentação do Complexo Portuário.

Participaram, também, da agenda com o grupo Toyota em São Luís, o gerente de assuntos governamentais da empresa, Bruno Ambrósio; o capitão da Capitania de Portos, Alexandre Januário; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Cláudio Azevedo; o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado; o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Carlos César Teixeira; o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Raimundo Nonato Arruda; além dos secretários David Col Debella (Semosp); Verônica P. Pires (Semispe); Igor Almeida (Comunicação) e o presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), Felipe Mussalém.