Central de Licitações

Ilhinha e Vila Luizão recebem o "São João no Bairro", da Prefeitura de São Luís

27/06/2022 18h45 - Atualizada em 07/07/2022 18h35

Mais um fim de semana de muita festa e alegria com a edição do "São João no Bairro" promovido pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Desta vez, os bairros Ilhinha e Vila Luizão foram palcos do evento junino.

“Muito feliz com mais um fim de semana do São João no Bairro que tem sido muito bem aceito por todas as comunidades por onde o evento tem passado. Estamos tendo a oportunidade de realizar uma série de ações da Prefeitura de São Luís nessas comunidades para melhorar a vida das pessoas, como por exemplo, trocando a iluminação por led, reformando praças, reformando todas as escolas, e também colocando novo asfalto”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

No sábado (25), a comunidade da Ilhinha recebeu cinco atrações que animaram a noite do bairro. A abertura da festa ficou por conta do tambor de crioula mirim Maria Seguins, em seguida o Boi Encanto da Ilha empolgou o público da comunidade ao som da orquestra e das toadas. As indumentárias luxuosas do grupo sempre com muito brilho foi um show à parte.

O verde e branco das roupas coloriu o palco com a terceira atração da noite, que ficou por conta da Quadrilha Nova Esperança, que leva a alegria das apresentações há 30 anos, desde que nasceu no bairro São Francisco. O esplendor do bumba meu boi de Morros deu seguimento às apresentações. Histórico na cultura folclórica maranhense, o Boi de Morros já tem 46 anos, e é um dos mais importantes e respeitados grupos de sotaque de orquestra do Maranhão. O Boi de Una, também do sotaque de orquestra, fechou as atrações na Ilhinha. O grupo, que já é conhecido por todo o estado há 22 anos, encantou toda comunidade que lotou o arraial.

Rayla Romila, de 34 anos, aproveitou a noite de festas no bairro e levou toda a família para ganhar uma renda extra. A ambulante montou ponto de batata frita e ficou satisfeita com o resultado das vendas.

"Estou aqui trabalhando, mas consigo curtir um pouco as apresentações também, e hoje eu consegui vender bastante. Trouxe minha mãe e mais três primas que vieram ajudar na venda, vendemos mais que o esperado, estou muito satisfeita", comemorou a moradora.

Domingo

No domingo (26), foi a vez da Vila Luizão receber o “São João no Bairro”. A comunidade que tem 28 anos, e é um dos bairros mais populosos da capital, foi palco de seis atrações. O grupo cacuriá mirim de Hildenê, do bairro Lira, abriu a noite com seu bailado. Depois, foi a vez do Boi Brilhoso do Sol e Mar. O grupo escolheu o tema "Maranhão de Todas as Cores" para homenagear e todas as indumentárias dos brincantes faziam alusão às cores da bandeira do Maranhão.

"Eu quero agradecer ao prefeito Eduardo Braide e ao secretário de Cultura Marcos Duailibe, que têm feito um São João lindo. A Prefeitura está de parabéns porque está sendo o maior São João que a Ilha já teve", agradeceu a presidente do Boi Brilhoso do Sol e Mar, Rosália Serrão.

A Companhia Batuk, terceira atração, apresentou uma mistura de ritmos. Do bairro Liberdade, a manifestação encantou o público com o bailado e as coreografias. Já a dança portuguesa Harmonia de Portugal levou uma proposta diferente das outras danças. O grupo fez uma homenagem ao saudoso Roberto Leal, tanto com o repertório cantado por ele, como na indumentária inspirada no artista.

A penúltima apresentação foi do Boi Brilho da Terra, que fez a comunidade dançar ao som do sotaque de orquestra. Fechando a noite, Gabriel Silva e o Trio cheiro da terra fizeram a comunidade dançar ao som do xote, baião, xaxado e forró pé de serra.

O casal José Américo, 63 anos, açougueiro, e Rosa Maria, 55 anos, dona de casa, ficaram encantados com as apresentações. O casal que mora no bairro desde a sua fundação em 1994, elogiou a organização e a beleza das atrações.

“A organização tá muito bonita e os shows também, parabéns aos organizadores. Está tudo maravilhoso, eu estou amando todas as apresentações, finalmente o São João tá de volta e eu estou feliz em estar viva e vacinada depois desses dois anos de pandemia, mas, graças a Deus, tudo voltando ao normal, agora é só alegria", comemorou a dona de casa.

Prestação de serviço

Os arraiais da Prefeitura contam com o stand da Atenção Primária à Saúde (APS) que realiza testes de HIV, aferição de pressão e distribuição de preservativos masculinos e femininos. A Prefeitura realiza o trabalho itinerante para reforçar os cuidados com a saúde da população.

Além disso, os eventos também têm o apoio de profissionais que garantem toda a organização e segurança da população como as equipes da Guarda Municipal, Bombeiros Civis, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Blitz Urbana, bem como dos agentes de limpeza.

Participaram dos eventos do fim de semana, a vice-prefeita Esmêmia Miranda, os secretários municipais Igor Almeida (Secom), Marco Duailibe (Secult) e o secretário adjunto de Cultura, Henrique Almeida.

O “São João no Bairro'' será encerrado nesta terça-feira (28), no bairro Cohatrac, com evento na Praça Nossa Senhora de Nazaré. Já o “Arraial da Cidade", na Praça Maria Aragão, se estenderá até o dia 30 de junho.