Central de Licitações

No Dia dos Professores, prefeito Eduardo Braide entrega mais duas escolas totalmente requalificadas por meio do programa Escola Nova

16/10/2021 14h03 - Atualizada em 22/10/2021 14h00
Secom

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta sexta-feira (15), mais duas Unidades de Educação Básica (U.E.Bs) requalificadas por meio do programa Escola Nova e prontas para o retorno seguro às aulas presenciais.

As unidades Newton Neves e Rosa Mochel passaram por reforma total na estrutura, receberam novos móveis e equipamentos e foram adaptadas para garantirem melhores condições para o ensino-aprendizagem. A entrega aconteceu no Dia dos Professores, como parte do compromisso da gestão municipal em proporcionar uma educação de qualidade para todos os ludovicenses. 

“Estamos entregando hoje, Dia dos Professores, mais duas escolas totalmente requalificadas e adaptadas para o retorno seguro das aulas. Depois do desafio que foi vacinar toda a nossa população, agora temos o desafio de oferecer educação de qualidade para os nossos alunos. Aproveito para parabenizar nossos professores pelo trabalho e dedicação de todos os dias e que foi redobrado neste período de pandemia. Reforço aqui o meu compromisso de trabalhar para melhorar a qualidade do ensino na nossa cidade e dizer que vamos viver bons dias na educação de São Luís”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

A vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, esteve presente nas duas entregas e falou da importância da adoção de uma estrutura física de qualidade nas escolas de São Luís, um dos principais compromissos da gestão municipal em prol de uma educação melhor para todos.

“Eu sou professora, por isso, sei a importância de uma estrutura física de qualidade para garantir que o processo de ensino e aprendizagem ocorra sem prejuízos para alunos e professores. Estou muito feliz de estarmos entregando estas duas escolas hoje, no Dia do Professor. Os alunos da nossa cidade merecem escolas modernas e com toda a estrutura. E é isso que esta gestão vai garantir a todos eles”, disse a vice-prefeita. 

A secretária municipal de Educação, Caroline Marques, reforçou o significado da entrega das duas novas escolas no Dia dos Professores, principais responsáveis pela promoção de uma educação de qualidade.

“É uma felicidade ver a Prefeitura entregando mais duas escolas neste dia especial, de homenagens aos professores, aqueles que formam os nossos alunos, que fazem a educação acontecer na nossa cidade. E a determinação é essa, de seguir trabalhando, avançando, para seguir firme e assim, conseguirmos tornar São Luís uma cidade mais humana”, reforçou. 

Estiveram presentes na entrega das duas escolas, o secretário municipal de Comunicação, Igor Almeida, e os vereadores Ribeiro Neto (PMN), Karla Sarney (PSD), Astro de Ogum (PCdoB), Rosana da Saúde (Republicanos) e Beto Castro (Avante).

U.E.B Newton Neves e U.E.B Rosa Mochel

As Unidades de Educação Básica Newton Neves, localizada na Vila Palmeira, e Rosa Mochel, no Coroado, possuem um papel importante na educação de São Luís, principalmente por atender a inúmeros bairros das regiões onde estão instaladas. 

A U.E.B Newton Neves atende mais de 500 alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens Adultos (EJA). Ao todo, a escola possui oito salas de aula, arquivo, almoxarifado, depósito, WC masculino e feminino adaptados para Pessoas com Deficiência (PCD), refeitório, cozinha, secretaria, direção, sala dos professores, biblioteca, laboratório de ciências e, laboratório de informática com 10 computadores e uma TV LCD 4K de 55 polegadas. 

Localizada no Coroado, a U.E.B Rosa Mochel possui 232 alunos do Ensino Infantil, e atende a crianças de 3 a 5 anos, em turmas nos turnos matutino e vespertino. A escola conta com sete turmas, com brinquedoteca, sala de leitura e de vídeo. Os professores e colaboradores da unidade receberam importante apoio psicológico direcionado à equipe escolar. 

Requalificação

As duas unidades escolares passaram por serviços de requalificação executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Durante as obras, foram realizados serviços de revisão hidrossanitária, retalhamento, revisão elétrica, troca de portas e fechaduras, substituição e pintura de esquadrias, serviços de retalhamento, instalação de calhas e de forro, demolição e instalação de piso cerâmico. 

Além disso, os banheiros foram ampliados e reformados; a recuperação de canaletas de concreto de drenagem; instalação de infraestrutura elétrica para subestação; pintura interna e externa; recuperação de passeio público e instalação de lavatório para cumprir os protocolos contra a Covid-19. 

Retorno seguro

Para a retomada das atividades presenciais, foram realizados o acolhimento emocional dos pais e responsáveis, ambientação pedagógica, testagens contra a Covid-19, e reuniões para planejar o revezamento de aulas. 

Todos os ambientes das duas escolas possuem marcação para a manutenção do distanciamento social nas cadeiras e no chão; dispositivos com álcool em gel e pias com sabão e água para cumprimento dos protocolos sanitários contra o novo coronavírus. 

Requalificação foi aprovada

Alunos e pais aprovaram a nova estrutura das duas unidades escolares, a exemplo de Safira Manoela Costa, de 13 anos, aluna do 7º ano da U.E.B Newton Neves. “Gostei muito da nova escola. Está mais bonita, mais organizada, com equipamentos novos. Estou ansiosa para poder voltar para a escola”, disse. 

Jonathan Samuel Costa, de 15 anos, aluno do 9º ano da U.E.B Newton Neves, também aprovou a nova estrutura da escola. “Estou feliz de poder voltar para a escola. Prefiro estudar aqui. Agora que tem ar-condicionado e cadeiras novas vai ser bem melhor”, afirmou. 

Dandara Colins, mãe da pequena Maria Clara, de seis anos, estudante do U.E.B Rosa Mochel, elogiou a nova estrutura da escola, que agora conta com um amplo espaço para atividades lúdicas. “Fiquei muito feliz com a nova estrutura da escola. Tenho certeza que, a partir de agora, a minha filha terá um espaço melhor para aprender”, explicou. 

Maria Clara, de seis anos, amou a nova escola. “Amei muito a escola. Ela está linda e bem colorida. Gostei bastante”, disse.

OUTRAS NOTÍCIAS