Central de Licitações

São Luís conquista o ‘Safe Travels’, selo de reconhecimento internacional da WTTC de segurança para viagens

22/01/2021 18h01 - Atualizada em 29/01/2021 20h06

São Luís agora faz parte de um seleto grupo internacional e também está entre os 20 destinos turísticos brasileiros reconhecidos como seguro para viagens. Essa classificação é do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), com respaldo da Organização Mundial do Turismo (OMT), que concedeu o selo ‘Safe Travels’ à cidade nesta sexta-feira (22). O desenvolvimento do protocolo de segurança sanitária para São Luís foi uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, realizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR).

“Esta certificação mostra que estamos no caminho correto, fazendo a nossa parte no que diz respeito às normas de saúde e prevenção contra a Covid-19 e que este trabalho está sendo reconhecido. São Luís é uma potência turística que está adaptada a este novo momento que pede uma maior segurança sanitária que deve ser cumprida por todos nós”, diz o prefeito Eduardo Braide.

Segundo a WTTC, o selo foi especialmente projetado para permitir que os viajantes reconheçam governos e empresas em todo o mundo que adotaram protocolos padronizados globais de saúde e higiene - para que os consumidores possam experimentar viagens seguras. Agora, São Luís passa a fazer parte desta lista, ao lado de destinos como Espanha, Estados Unidos, Turquia, Maldivas, Portugal, Croácia, Peru, Indonésia, Egito, por exemplo.

Este selo reconhece que a cidade de São Luís segue os protocolos e os adota nos ambientes onde acontece a atividade turística, assim como pode chancelar empreendimentos privados que decidirem adotar os protocolos da WTTC. “Além de ser uma garantia para quem nos visita, a WTTC irá divulgar São Luís internacionalmente como destino seguro. Isso impulsiona o setor turístico local, propaga a imagem do destino no cenário nacional e internacional e atrai os olhares e interesse dos viajantes para a capital do Maranhão, contribuindo a curto e médio prazo para a movimentação econômica da cidade por meio do setor turístico”, explica o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

Segurança

A Setur está trabalhando com medidas de segurança para a sua equipe e também para quem participa das suas ações ou visita aos espaços da Secretaria, como o Museu da Gastronomia Maranhense e a Central de Atendimento do Turismo, que reabriram para o atendimento ao público com limitação de vagas, disponibilização de álcool em gel, atendentes utilizando face shield e máscaras, sinalização do distanciamento entre as pessoas e também a alteração da entrega de material promocional e mapas do destino de forma física para a forma digital, por meio de um QR Code localizado nas mesas de atendimento.

O selo ‘Safe Travels’ é o primeiro selo global de segurança e higiene para viagens e turismo, projetado especificamente para atender à Covid-19 e surtos semelhantes. O selo permitirá que os viajantes e outras partes interessadas em viagens e turismo reconheçam as autoridades de destino e empresas ao redor do mundo que implementam protocolos de saúde e higiene alinhados com os protocolos de viagens seguras do WTTC.