Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Prefeitura implanta serviço de compostagem orgânica e fortalece agricultura familiar e sustentabilidade em São Luís

25/07/2023 17h41 - Atualizada em 07/08/2023 15h13
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio do Programa Recicla São Luís, executado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), lançou, nesta terça-feira (25), no Centro Ambiental da Ribeira, Zona Rural da capital, as operações de Compostagem Orgânica. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Braide, do secretariado municipal e agricultores beneficiados. Na ocasião, foram entregues 40 toneladas de adubo aos agricultores familiares de quatro comunidades da Zona Rural.

"Eu sempre disse que teria um olhar especial para a Zona Rural de São Luís e isso tem se concretizado. A entrega dessa compostagem representa a consolidação de uma São Luís sustentável. Com essa iniciativa, a economia ganha força, permitindo que o ciclo correto de produção e aproveitamento de recursos se estabeleça. Esse resultado é fruto de um trabalho conjunto envolvendo diversas secretarias municipais e mostra que a Zona Rural produz e fornece produtos de qualidade para nossa cidade. Continuaremos trabalhando para que ela prospere cada vez mais, beneficiando toda a comunidade, em um compromisso firme de promover o desenvolvimento sustentável e proporcionar um futuro melhor para todos os cidadãos de São Luís", destacou o prefeito Eduardo Braide, lembrando também de outros benefícios que a Zona Rural recebeu, como asfaltamento e iluminação de LED, conquistados desde o início de sua gestão.

O processo de compostagem vai iniciar nas feiras livres, onde são coletados resíduos orgânicos, como frutas, legumes e verduras, juntamente com os restos de poda das árvores e capina transformando tudo em adubo natural. Essa coleta é realizada em uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que atende os feirantes, e a Semosp, responsável pelo recolhimento dos resíduos e seu transporte até o Centro Ambiental da Ribeira.

No Centro Ambiental Ribeira localiza-se o Pátio de Compostagem, onde ocorre a separação adequada dos resíduos orgânicos, e o processo de compostagem é realizado, promovendo a sustentabilidade e o correto gerenciamento dos resíduos orgânicos na cidade. Todo esse ciclo dura 180 dias, até que esteja tudo pronto para o uso.

Em sua fala, o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão, enfatizou o compromisso contínuo da Prefeitura em apoiar o agricultor familiar e promover iniciativas que fortaleçam o setor produtivo na cidade.

“A Prefeitura sempre esteve ao lado do agricultor rural, apoiando e promovendo iniciativas que visam fortalecer esse setor vital para nossa cidade. Quando assumi a Semapa, identificamos um dos problemas cruciais nas feiras: a destinação adequada dos resíduos. É exatamente nesse ponto que o composto orgânico entra em cena, complementando a destinação correta desses materiais. Esse novo composto, resultante das coletas nas feiras livres, será de grande valia para impulsionar a produção em nossa região", destacou o secretário.

Representando o secretário da Semosp, David Col Debella, o coordenador do setor de inovação da Semosp, Caio Vasconcelos, afirmou que “é significativo ver que a administração municipal está dedicando atenção e recursos a essa iniciativa que trará grandes benefícios. Uma atitude que mostra o compromisso da gestão em abraçar pautas relevantes para o desenvolvimento sustentável da cidade e o bem-estar da população”.

Entregas

Duas toneladas para cada um dos 20 produtores beneficiados foram entregues. As comunidades atendidas foram: Cinturão Verde, com 10 produtores beneficiados; São Bruno, com cinco produtores; Tinaí, com três produtores; e Assentamento Gisele, com dois produtores.

Hortência de Fátima é agricultora familiar especializada em piscicultura e mandiocultura na comunidade Tinaí. A beneficiária compartilhou entusiasmada a entrega.

“Hoje foi um dia muito especial porque tenho certeza que essa entrega vai impulsionar ainda mais a minha produção. Com isso, a gente vai poder oferecer alimentos com mais qualidade para toda a comunidade”, declarou a produtora.

“A Zona Rural vive um novo tempo desde que o prefeito Eduardo Braide entrou. Nós sentimos uma melhora na produção e na atenção completa das comunidades da Zona Rural”, disse o líder da comunidade Tinai , Antonio Manoel, o Careca.

Menahem Santos, produtor rural, com 20 anos de experiência em fruticultura na comunidade do Cinturão Verde, e um dos membros da liderança comunitária do bairro, ressaltou a importância desse momento para os agricultores rurais da comunidade.

“Sou produtor rural há mais de 20 anos na comunidade do Cinturão Verde. Hoje estamos vivenciando um momento de extrema importância para todos nós agricultores rurais. Essa conquista não se trata apenas de um benefício individual, mas sim de um avanço coletivo para o desenvolvimento sustentável e da produção da nossa comunidade”.

Após a solenidade, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as modernas instalações do Centro Ambiental da Ribeira, especialmente projetadas para abrigar o processo de compostagem.

Também estavam na solenidade, a vice-prefeita Esmênia Miranda; o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; a secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Lima; líderes e representantes das comunidades beneficiadas.

Projeto Compostagem

O Projeto Compostagem Orgânica do Programa Recicla São Luís tem capacidade atual de 360.000 kg de composto orgânico por ano. O pátio de compostagem possui capacidade atual de 12 leiras, com cada leira podendo produzir até 12 toneladas, em um ciclo de 180 dias.

São Luís utiliza o método de compostagem UFSC (método de leiras estáticas de aeração passiva desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina), técnica 100% adequada para ambientes urbanos. No Brasil, menos de 1% desses materiais orgânicos (fruta, legumes e verduras) passam pelo processo de compostagem. 

Além disso, o Pátio de Compostagem da Ribeira é um equipamento de serviço público essencial, com ações de educação ambiental e de comunicação social voltadas para o gerenciamento de resíduos orgânicos compostáveis, originados da coleta seletiva (com segregação na origem). É composto por baia de recebimento de resíduos orgânicos; leiras de compostagem; área de armazenamento de resíduos provenientes de podas e similares; e área de ensino, contendo uma sala de aula e estrutura administrativa e operacional.