Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Prefeito Eduardo Braide prestigia ação para celebrar o Dia Municipal do Agente de Limpeza

14/05/2022 15h35 - Atualizada em 20/05/2022 19h46

Para celebrar o Dia Municipal do Agente de Limpeza - 16 de maio - a Prefeitura de São Luís recebeu a categoria em um evento realizado na manhã deste sábado (14), no Parque do Bom Menino (Centro). O prefeito Eduardo Braide esteve presente à celebração que iniciou com um café da manhã e seguiu com shows musicais e ações de saúde destinadas a estes profissionais que são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida de toda a população da capital.

“Quero destacar a minha felicidade, enquanto prefeito, de ter um time de homens e mulheres que, diariamente, fazem de São Luís uma cidade melhor, por meio do trabalho da coleta de resíduos sólidos. É preciso que cada um de nós tenha o respeito, e mais do que isso, a admiração por esse trabalho, fazendo o nosso papel, que é evitar a poluição da cidade por meio do descarte adequado do lixo. Cada vez que tivermos essa consciência, estaremos dando a resposta necessária para a cidade, mas acima de tudo, valorizando esses profissionais que todos os dias fazem a diferença para que São Luís seja uma cidade melhor”, destacou Eduardo Braide, acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda e do vereador Antonio Garcez (PTC).

Estiveram presentes, também, os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella e seu adjunto Thiago Trindade; de Administração, Diego Rodrigues; de Informação e Tecnologia, Felipe Falcão; de Meio Ambiente, Karla Lima; de Esportes e Lazer, Ricardo Diniz e sua adjunta Débora Pinheiro; e o presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana, Walber Filho.

A programação, realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), via Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), agradou aos profissionais que zelam pela limpeza em São Luís.

“Um evento muito bom e importante para nós, garis. Hoje, a gente sabe que é reconhecido pelo nosso Prefeito. Agradecemos primeiramente a Deus e à Prefeitura por essa oportunidade de comemorarmos essa data. Trabalho há 20 anos como agente e pra mim estar aqui hoje é muito gratificante”, disse Maria de Fátima Pereira, de 57 anos.

O secretário da Semosp, David Col Debella, destacou a importância de reconhecer o trabalho realizado pelos agentes de limpeza.

“Hoje é um dia de agradecimento e reconhecimento pelo esforço de cada agente que está nas ruas, mantendo a nossa cidade limpa, fazendo a diferença na qualidade de vida da população, permitindo que a gente viva em um ambiente saudável. O agente de limpeza é uma das peças fundamentais no contexto da manutenção da cidade, e cada uma dessas pessoas é merecedora do nosso reconhecimento e gratidão”, frisou Col Debella.

Programação

Além de se divertirem ao som da cantora Teresa Canto, que animou a manhã festiva, os agentes de limpeza participaram de um aulão de ritbox, tiraram fotos em espaços instagramáveis e receberam mudas de plantas.

A ação também disponibilizou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), serviços como aferição de Pressão Arterial (PA) e glicemia capilar, orientação sobre alimentação e nutrição, auriculoterapia e aromaterapia, vacinação adulto; teste rápido e aconselhamento para HIV, sífilis, hepatites B e C e atividades educativas sobre Covid-19 e IST/AIDS, entre outros.

“A Prefeitura está de parabéns. Nós, agentes, estamos agradecidos pelo que o prefeito tem feito por nós. Esse reconhecimento é muito importante pra gente, algo que não percebíamos nos anos anteriores”, disse Douglas Lemos, 41 anos, que trabalha há 10 anos como agente de limpeza.

Ações de limpeza

Diariamente, cerca de 1.200 agentes de limpeza urbana da Prefeitura de São Luís atuam em bairros da capital para proporcionar mais qualidade de vida à população, executando serviços como capina, roçagem, varrição, coleta do lixo domiciliar, limpeza nos pontos de descarte irregular, atendimento nos ecopontos, além da operação dos equipamentos instalados no Centro Ambiental Ribeira.

Todos os dias, em média, 15 toneladas de lixo são coletadas em São Luís. Estes profissionais são ligados ao Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

O órgão também realiza ações constantes de educação ambiental em escolas públicas e privadas e com a comunidade para conscientizar a população da importância do descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, a preservação do meio ambiente, coleta seletiva, reciclagem e sustentabilidade.

O maior volume de resíduos sólidos retirado diariamente das ruas pela Prefeitura de São Luís é coletado por três principais serviços: coleta domiciliar, recebimento pelos ecopontos e remoção de resíduos descartados irregularmente em áreas públicas.