Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Prefeitura de São Luís inaugura Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em parceria com o Governo Federal e a ABREE

12/05/2022 19h13 - Atualizada em 13/05/2022 18h41

Prefeitura de São Luís inaugura Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em parceria com o Governo Federal e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), nesta sexta-feira (13).

A Prefeitura de São Luís, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), e o Governo Federal inauguram, nesta sexta-feira (13), a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos para garantir o descarte ambientalmente adequado e a reciclagem deste tipo de resíduo sólido. A solenidade ocorre no Ecoponto Vila Isabel, localizado na Avenida dos Portugueses, bairro Vila Isabel, área Itaqui-Bacanga, a partir das 11h.

O evento é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério de Meio Ambiente, que, na ocasião, estará representado pelo secretário de Qualidade Ambiental do ministério, André França. Também participarão da solenidade, a gerente de Relações Institucionais da ABREE, Helen Brito; o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, representando o município de São Luís, e os representantes da Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL).

O objetivo da implantação da Central é garantir à população de São Luís um espaço adequado para o descarte de itens eletroeletrônicos em geral, combatendo o depósito irregular em vias públicas, o que pode causar uma série de problemas ambientais, urbanos e até mesmo de saúde pública.

Em São Luís, a central será operada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, órgão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), da Prefeitura de São Luís, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de São Luís (COOPRESL).

A cooperativa funciona em galpão construído e cedido pela Prefeitura de São Luís. O espaço é anexo ao Ecoponto Vila Isabel, localizado na Avenida dos Portugueses, bairro Vila Isabel, área Itaqui-Bacanga.

Com isso faz-se a integração dos catadores de materiais recicláveis ao modelo de atuação da central, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12305/2010) e a Lei Municipal nº 6.321/2018.

A COOPRESL fará o recebimento e armazenamento do resíduo eletroeletrônico. Quando o volume atingir 3 toneladas, ABREE fará a retirada e o encaminhamento para a destinação final ambientalmente adequada.

SERVIÇO:

O QUÊ: Inauguração da Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos

QUANDO: Nesta sexta-feira, 13, às 11h

ONDE: Ecoponto Vila Isabel, localizado na Avenida dos Portugueses, bairro Vila Isabel, área Itaqui-Bacanga