Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Prefeitura de São Luís reforça medidas de combate à Covid-19 nos Terminais de Integração da capital 

24/05/2021 19h11 - Atualizada em 26/05/2021 19h04
Secom

Com o objetivo de reforçar as medidas de prevenção e combate à Covid-19, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está atuando nos Terminais de Integração com os serviços de revitalização das sinalizações vertical e horizontal, bem como implantando marcações no piso a fim de orientar sobre o distanciamento entre os usuários do transporte urbano que utilizam os terminais de integração para embarque e desembarque diários. 

Essa é uma sinalização específica que se junta a outras medidas de prevenção à Covid-19 nos terminais, seguindo diretrizes da gestão do prefeito Eduardo Braide voltadas para o setor de transportes, a exemplo da higienização dos ônibus e dos terminais que são frequentemente sanitizados por meio de parceria entre o Exército e o Município, via Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU). Além disso, há a presença de bombeiros civis que orientam e fiscalizam a utilização, pela população, de máscaras e distanciamento social. Também foram instaladas pias em todos os terminais da capital para a higienização das mãos. 

“A gestão do prefeito Eduardo Braide tem trabalhado para minimizar os impactos da pandemia entre a população de São Luís com medidas voltadas para esta parcela que depende do transporte urbano. Assim, a exemplo da sinalização do piso que orienta o distanciamento social nas plataformas, soma-se a outras, como a presença de uma equipe de colaboradores composta por servidores dos terminais e bombeiros que estão sempre em ação junto aos usuários na orientação e disciplinamento dos passageiros”, disse o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro. 

A sinalização de distanciamento está sendo implantada, inicialmente, no Terminal de Integração da Cohab, que recebe grande quantidade de usuários devido ao quantitativo de linhas urbanas e interurbanas que passam pelo local. Os trabalhos também estão sendo executados no Terminal do São Cristóvão e, posteriormente, serão estendidos para os outros terminais (Cohama, Praia Grande e BR-135). 

A nova sinalização consiste na colocação de pequena faixa de cor amarela, medindo 50 centímetros de comprimento por 15 centímetros de largura, seguida uma da outra, no sentido de uma fila lateral às plataformas onde param os ônibus. Com distância de 1,5 metro uma da outra, a faixa permite uma delimitação mais exata de distanciamento durante a espera dos passageiros pelo ônibus na fila. 

Revitalização

A ação realizada nos terminais também inclui a revitalização de toda sinalização horizontal existente no piso desses locais, tais como: faixas de pedestres, faixas de contenção para veículos e para pedestres (acima da plataforma), faixa divisora de fluxo, marcação de setas de direção, visando a prevenção de acidentes. Além do disciplinamento do fluxo de veículo, a sinalização horizontal contribui para a organização, segurança e ordenamento do deslocamento de passageiros nos terminais. 

Além da sinalização vertical executada nos terminais, a SMTT está realizando a revitalização de faixas de pedestres em algumas vias da capital, bem como implantando a sinalização horizontal e semafórica em cruzamentos de grandes fluxos em vias interbairros (Santa Bárbara, Anjo da Guarda), além das sinalizações que integram o projeto Prefeitura no Bairro.