Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Prefeitura intensifica higienização de terminais e de ônibus de São Luís

11/02/2021 17h49 - Atualizada em 15/02/2021 19h49

Ambientes com grande circulação de pessoas podem se tornar pontos ideais para disseminação do novo coronavírus. Na tentativa de minimizar a propagação do coronavírus na cidade, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, está realizando a higienização de vários espaços da capital, como dos cinco terminais de ônibus distribuídos por toda São Luís. Nos espaços circulam diariamente cerca de 300 mil usuários do transporte público. A medida faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19, lançado na quarta-feira (10) pelo prefeito Eduardo Braide.

“Por determinação do prefeito Eduardo Braide estamos fazendo a higienização completa dos terminais, das paradas e dos coletivos. Os ônibus são higienizados duas vezes por dia, pela manhã e pela tarde, e os terminais são sanitizados uma vez por dia, pela manhã. Além disso, as equipes também estão trabalhando nos mercados e outros espaços da capital”, disse o titular da Semosp, David Col Debella, que acompanhou a primeira sanitização do dia realizada nesta quinta-feira (11), no Terminal de Integração do São Cristóvão.

O processo de limpeza envolve equipamentos especiais e a utilização de produtos químicos capazes de exterminar microorganismos como o coronavírus, de quaisquer superfícies. Simultaneamente, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) também realizou a desinfecção de superfícies dos coletivos com viagens integradas no terminal, no momento de desembarque dos passageiros, antes do início da viagem seguinte. O processo de sanitização segue as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

“A ação de limpeza será contínua e se dará conforme o curso da pandemia, ou seja, a ação caminhará os mesmos passos da necessidade da população. Se observarmos que o vírus está avançando e não desacelerando, como no momento atual, a gente vai intensificar e assim por diante”, esclareceu o secretário David Col Debella.

Limpeza interna dos ônibus

Além dos terminais, os ônibus passam por um processo de sanitização minucioso. O trabalho segue as recomendações do Ministério da Saúde e é acompanhado pelas equipes da SMTT.

“O prefeito Eduardo Braide está reforçando todas as ações de combate e prevenção à Covid-19 em São Luís. Além da higienização completa dos coletivos, a SMTT garantirá o aumento da frota nos horários de maior movimento, ofertando mais segurança e tranquilidade aos usuários de transporte coletivo da capital, aliadas as outras medidas que já vêm sendo adotadas como, por exemplo, a higienização dos coletivos, viagens com o ar condicionado desligado, vidros e janelas abertas, dentre outras”, completou o secretário Cláudio Ribeiro, da SMTT.

As ações de sanitização de terminais de integração e de ônibus integram o Plano de Enfrentamento à Covid-19 anunciado pelo prefeito Eduardo Braide.