Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Educação Ambiental

A Educação Ambiental é uma das principais ferramentas para o correto gerenciamento de resíduos sólidos dentro do município de São Luis. O Comitê Gestor de Limpeza Urbana vem desenvolvendo ações efetivas e promissoras, de forma gradual, cada vez mais inclusivas. 

Os serviços de limpeza Urbana são diretamente afetados pelos hábitos da população local, dessa forma, existem hoje diversos pontos de descarte irregular de resíduos dentro do município de São Luis, além do trabalho operacional de remoção e limpeza destes pontos, o Comitê Gestor está realizando campanhas de conscientização para o desenvolvimento e manutenção adequadas dos serviços prestados por este Órgão. 

A responsabilização da população quanto a geração, manejo e destinação adequada dos resíduos gerados, não deverá ocorrer de maneira simplificada, há a necessidade de levar conhecimento a população através de palestras, ações com participação da sociedade civil, apresentação dos equipamentos públicos de Limpeza Urbana, conhecimento do processo histórico da limpeza urbana e as metas previstas para o setor. 

As ações irão abranger toda a população do Município de São Luis, de forma adaptada ao público alvo, onde deve-se considerar a faixa etária, o nível de escolaridade e as características locais.      

Palestras

Levar a Educação Ambiental voltada para a gestão de resíduos sólidos para as escolas, empresas e comunidades tem tudo para atingir um grande número de pessoas. Dessa forma, as palestras promovidas pelo Órgão Gestor são ótimas ferramentas para a difusão de conhecimento sobre o gerenciamento dos resíduos.

Implantação de LEVs

Os Locais de Entrega voluntária de Resíduos são ferramentas de caráter educativo que visam ampliar a entrega de materiais recicláveis de maneira ambientalmente correta. 

Ponto Limpo

O projeto Ponto Limpo surgiu para intervir em pontos de descarte irregular de resíduos para melhoria da qualidade ambiental. Evita-se dessa forma o aparecimento de insetos e roedores e a consequente proliferação de doenças, além da melhoria da qualidade visual do local. 

Visita ao Centro Ambiental Ribeira

O Centro Ambiental da Ribeira funciona como um espaço para a promoção das experiências ambientais, como foco nas soluções ambientais e temáticas voltadas para a Gestão de Resíduos Sólidos. 

Visitação aos Ecopontos

As visitas guiadas aos Ecopontos destinam-se a apresentar a população os equipamentos e a importância da gestão adequada dos resíduos para a mitigação de impactos ambientais decorrentes do descarte irregular de resíduos. 

Praia linda é praia limpa

A ação “Praia Linda é Praia Limpa” objetiva desenvolver ações de forma contínua nas orlas das praias de São Luis. O propósito é sensibilizar os munícipes frequentadores para o correto gerenciamento de resíduos sólidos consumidos nas orlas marítimas. 

Selo Recicla SLZ

O projeto RECICLA SLZ foi criado para difundir os princípios da gestão sustentável dos resíduos sólidos. Para isso, estratégias foram delineadas com o intuito de emitir um selo certificando a realização do gerenciamento dos resíduos sólidos.

Caravana da Limpeza

A ação “ Caravana da Limpeza” tem o intuito de promover ações de cunho educacional em um bairro predeterminado pelo Órgão Gestor, conforme as demandas de limpeza. A ação consiste na entrega de material educativo porta-a-porta que estimulam a utilização dos Ecopontos, esse projeto contempla também a entrega de resíduos volumosos e a instalação de pontos-limpos, se o local assim necessitar. 

VEJA MAIS

Confira abaixo como agendar visitas, fazer pedidos e saiba mais das ações de Educação Ambiental realizadas pela Prefeitura: