A Prefeitura de São Luís abriu, no sábado (10), a programação oficial de um dos Carnavais mais tradicionais da capital maranhense, o da Madre Deus. Com um grande público presente, a festa foi animada e contou com cortejo de tribos de índios, apresentações de grupos de tambor de crioula, blocos tradicionais e artistas locais.
Famílias inteiras, pessoas da comunidade, de bairros adjacentes e turistas compareceram à Madre Deus para se divertir no primeiro dia oficial de folia no circuito que tem início na Vila Gracinha, passa pela Praça da Saudade e segue até o Largo do Caroçudo.
Para o secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, o Carnaval de São Luís é mais do que uma simples festa para os ludovicenses, é uma celebração enraizada na história e na identidade cultural da cidade. Essa tradição ganha destaque especial na Madre Deus, berço de manifestações carnavalescas que remontam gerações.
“O Carnaval da Madre Deus é tradicional de São Luís. Por isso, atendendo a uma determinação do Prefeito Eduardo Braide, nós estamos trazendo para cá tudo aquilo que a comunidade da Madre Deus quer e precisa para manter viva esta tradição e mostrar para as novas gerações toda a força e riqueza da nossa cultura popular, que é motivo de orgulho para todos nós”, declarou Maurício Itapary.
Programação
Às 17h30, o cortejo das tribos de índio abriu a festa na Vila Gracinha, seguido do Tambor de Crioula Milagre de São Benedito Dona Nilza, bloco tradicional Os Vampiros e grupo de samba Espinha de Bacalhau. A escola de samba Turma do Quinto e banda Mixiricu, deram continuidade a festa.
Já no Largo do Caroçudo, no Palco Ponto de Fuga, se apresentaram o Tambor de Crioula Crioulos e Crioulas, bloco tradicional Os Trapalhões, banda Fábio Alta Tensão, Bloco do Azedinho e Banda Bicicleta do Samba.
A programação de Carnaval vai agitar a Madre Deus até terça-feira (13), com uma diversidade de atrações que prometem manter o ritmo acelerado no tradicional bairro de São Luís. Toda a programação pode ser conferida nas redes sociais da Prefeitura de São Luís.
Encanto e tradição
A convite de amigos, o médico veterinário Moisés Carvalho saiu de Açailândia, na região tocantina do Maranhão, para curtir o Carnaval de São Luís pela primeira vez. Para ele a folia na Madre Deus é contagiante e representa uma imersão única na riqueza cultural do estado.
“É uma experiência nova para mim. Aqui no Maranhão nós temos uma cultura rica e que consegue agradar a todos os públicos, foi isso que me motivou a vir para São Luís neste ano. Estou gostando muito da programação aqui na Madre Deus e para o ano que vem já estou me programando para estar aqui novamente, com certeza”, garantiu o turista.
A programação de Carnaval na Madre Deus recebeu elogios não apenas dos visitantes, mas também de pessoas que escolheram São Luís para morar, é o caso da servidora pública Patrícia Sousa. Para ela, que é natural de Minas Gerais, mas mora na capital maranhense há 13 anos, o Carnaval na Madre Deus é uma experiência muito especial, pois resgata o Carnaval tradicional.
"Apesar de não ser natural daqui, considero São Luís minha casa, e esta festa é uma das razões pelas quais me apaixonei pela cidade. É um evento que realmente captura a essência do Carnaval tradicional, e isso é algo que eu admiro profundamente”, destacou a servidora pública.
Serviços
Durante todo o Carnaval da Madre Deus, equipes de serviços essenciais garantem todo conforto e bem-estar dos foliões. Até terça, sempre a partir das 14h, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) realiza o condicionamento de fluxo de veículos e bloqueio de ruas transversais aos palcos da folia, na Avenida Rua Barbosa e Travessa do Gavião.
Em todos os dias de folia, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) envia guardas municipais que atuam na segurança patrimonial e dão apoio às forças de segurança pública, como, por exemplo, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Agentes de limpeza realizam o recolhimento de resíduos durante todo o circuito. A atuação de comerciantes informais, que foram devidamente credenciados para trabalhar nos eventos, devendo se apresentar vestindo um colete que os identifica, é fiscalizada por agentes da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo (Semurh). A Prefeitura de São Luís proibiu a venda de bebidas em vasilhames de vidro durante a temporada carnavalesca.
Quem também marca presença no Carnaval da Madre Deus é a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) com diversas ações, como distribuição de preservativos, entre outras atividades.