1 2 3 4
O ARQUIVO

Arquivo da Cidade


As cidades contemporâneas, por sua extensão territorial e sua população, fazem parte de um complexo sistema urbano que geram soluções, e assim auxiliam na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes. Ao mesmo tempo, geram problemas de variados aspectos, aparentemente insolúveis, por produzirem milhares de informações num espaço de tempo cada vez menor. Pois, na maioria das vezes, essas informações encontram-se dispersas e desordenadas, dificultando, dessa forma, a eficácia da gestão urbana dos municípios.

É importante que essas informações estejam organizadas e acessíveis para traduzir de forma mais realista a problemática urbana de um município. Para isso, é necessário que as prefeituras desenvolvam ferramentas capazes de diagnosticar essa realidade, e através delas, gerar estudos e análises que irão subsidiar a implantação das políticas públicas municipais.

As ferramentas que se utilizam dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem sido uma opção cada vez mais eficiente para a gestão municipal. Esses sistemas reúnem e organizam as informações, facilitando a análise do território, para a elaboração de diagnósticos do município. Diante deste contexto, a Prefeitura Municipal de São Luís, por intermédio do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (INCID) apresenta o site Arquivo da Cidade. Essa importante ferramenta de Gestão faz parte do Sistema de Informação Urbanística de São Luís (SIURB), responsável pela produção, sistematização e divulgação das informações sobre as questões urbanas do município.

O Arquivo da Cidade tem a função de reunir e divulgar dados socioeconômicos, ambientais, urbanísticos e de infraestrutura do município na sua totalidade ou de forma setorizada (por áreas específicas, bairros, zonas, etc.). O objetivo primordial é subsidiar o planejamento urbano local, através do desenvolvimento de análises, estudos e diagnósticos locais sobre a problemática urbana da cidade de São Luís. Essas informações técnicas estão sistematizadas em forma de gráficos, tabelas, mapas e textos de forma clara e objetiva, facilitando o acesso aos seus usuários. Pesquisadores, estudantes, gestores públicos de todas as esferas, entidades de pesquisa e a população em geral são os principais beneficiários do site.